IBC Awards homenageia NHK

O Laboratório de Pesquisas em Ciência e Tecnologia da emissora japonesa NHK (STRL) foi homenageado com o International Honour of Excellence pelo IBC Awards, prêmio entregue anualmente durante a IBC, em Amsterdã. A entrega aconteceu neste domingo, 9.

O STRL foi criado em 1930, e já em 1939 realizou experiências de transmissão de TV. Foi pioneiro na pesquisa da TV em cores, em 1960, e começou a desenvolver a ideia de alta definição ainda em 1964. Hoje o laboratório foca no desenvolvimento do Super Hi-Vision, sistema de vídeo com definição 8K.

O prêmio do júri foi para a iniciativa FIMS (Framework for Interoperable Media Services), que pretende criar padrões para o intercâmbio de arquivos de conteúdo. O padrão é promovido pela Advanced Media Workflow Association (AMWA) e pela European Broadcasting Union (EBU).

Tecnologia nacional

A TV Globo ficou entre as finalistas do prêmio de inovação em produção, com um sistema que desenvolveu internamente para uso no quadro “Dança dos Famosos”. Chamado de Vate, o sistema memoriza os cortes de câmera feitos pelo diretor durante os ensaios das apresentações, criando uma espécie de EDL (lista de edição), que depois é usada como guia na transmissão ao vivo.

O prêmio acabou ficando com as empresas Red Bee Media e Civolution, que desenvolveram para o canal FX uma ferramenta que sincroniza a produção com o conteúdo extra oferecido em segunda tela, nos tablets, utilizando uma “marca d’água” sonora. O sistema foi usado na série “The Walking Dead”, e por usar o audio do programa para a sincronização do conteúdo do video com o aplicativo no tablet, funciona tanto na transmissão ao vivo quanto com o programa gravado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui