"Uma Carta Para Papai Noel" é a nova produção da Okna e o sexto longa do premiado realizador Gustavo Spolidoro. O filme conta uma história de Natal, é voltado ao público infantil e família e será distribuído no Brasil pela Pandora Filmes.
No roteiro, assinado por Spolidoro e Gibran Dipp, Papai Noel (José Rubens Chachá) recebe uma carta de Jonas (Caetano Rostro Gomes), um menino órfão de oito anos que vive em uma casa de acolhimento. Jonas pergunta sobre como é a vida de Noel quando não está entregando presentes, o que o deixa muito emocionado. O menino também revela que nunca recebeu presentes no Natal. Esta é a motivação que faz Noel viajar ao Brasil para descobrir este mistério, afinal, ele sempre entregou os presentes de Jonas. Ele conta com o apoio da sua companheira, Maria Noel (Totia Meireles), e de Tata (Polly Marinho), sua principal ajudante. Noel e as crianças da casa de acolhimento, que tem Leia (Elisa Volpatto) como diretora, criam um forte laço de amizade, mas a construção dessa cumplicidade será repleta de obstáculos. Nessa jornada, todos irão redescobrir o verdadeiro significado do Natal.
A produção inaugura o braço de desenvolvimento de conteúdo para o público família, infantil e infanto-juvenil da Okna e dá continuidade ao trabalho já realizado por Spolidoro para estas audiências.
O longa foi filmado em cidades como Porto Alegre e Viamão, no Rio Grande do Sul. Tiago Retamal assina a direção de arte e Pedro Marques a supervisão de efeitos. Bruno Polidoro ("A Primeira Morte de Joana") é o diretor de fotografia. A montagem ficará a cargo de Pablo Riera ("A Teoria dos Vidros Quebrados"). A produção executiva é de Aletéia Selonk, Graziella Ferst, Marlise Aúde e Gina O'Donnell.
"Uma Carta Para Papai Noel" conta com financiamento da ANCINE através do FSA – Concurso de produção para Cinema 2018 modalidade A. Ainda na etapa de desenvolvimento, o projeto foi um dos dez selecionados para participação no pitching no Mercado de Ideias Audiovisuais – INTERNACIONAL – em 2018, em São Paulo.