Vídeo é o formato preferido dos brasileiros nas redes sociais

(Foto: Pixabay)

A Comscore reuniu um levantamento que aponta os principais insights relacionados ao comportamento e preferências dos consumidores no ambiente digital, analisando as mudanças que mais devem impactar o mercado. De acordo com a análise, a população digital do Brasil é de 132,5 milhões de pessoas, ou seja, aquelas que acessam a internet. Dessas, a maioria tem preferência pela navegação em celulares ou tablets (89,9 milhões), acessando exclusivamente via estes dispositivos. Sobre o perfil demográfico dos usuários digitais brasileiros, economicamente a maioria faz parte da classe C (57,5%; C1 + C2) e mais da metade são mulheres (51,1%).

Em maio deste ano, o Brasil atingiu a marca de 863 bilhões de minutos consumidos na internet, sendo a categoria Social a que concentrou o maior volume de tempo dedicado – mais de 348 bilhões de minutos no mês. Outras categorias também tiveram crescimento expressivo de audiência nos celulares e tablets no último ano. Em Gambling (sites de apostas), o aumento foi de 25%; em Governo, 13%; e em Tecnologia, 11%. Já em relação ao consumo em mobile, este é representado em 93% pela utilização de aplicativos em julho deste ano, sendo o WhatsApp, o Instagram e o YouTube os três apps mais utilizados.

Consumo digital de conteúdos em vídeo 

Outro destaque está relacionado ao consumo de conteúdos em vídeo, que vem crescendo a cada ano. De julho de 2022 a julho de 2023, o salto foi de 21% no número de visualizações de vídeos na internet entre os brasileiros. Essa tendência também é acompanhada pelo consumo de TV conectada (CTV). Na América Latina, 41% da população digital é espectadora do formato e cada lar assina, em média, 4,6 serviços de streaming. Entre eles, Netflix, HBO Max, Disney+, Prime Video e Star+ são as plataformas pagas preferidas. YouTube, Pluto TV, Facebook Watch, Spotify e Claro Vídeo despontam entre os serviços com publicidade e conteúdo gratuito.

Redes sociais 

O levantamento da Comscore também indica que o Brasil figura como o segundo país do mundo que mais consome redes sociais em relação ao tempo dedicado a esses canais, tendo somado 132.574 minutos consumidos ao mês, segundo dados de julho de 2023. YouTube, Facebook e Instagram continuam como as plataformas mais acessadas pelos usuários, enquanto Instagram, TikTok e Kwai se destacam como as redes que mais cresceram desde 2020.

Entre janeiro e agosto de 2023, foram registradas 15 bilhões de visualizações e 644 milhões de ações em vídeos nestas redes sociais, o que representa um decréscimo de 46% e 59%, respectivamente, em relação a 2022. No YouTube, também foram identificadas quedas: o número de views (23 bilhões) diminuiu em 3% e o de vídeos produzidos (805 mil) caiu 5%. Já o TikTok alcançou a marca de 16 bilhões de visualizações de vídeo em 2023, concentrando um número expressivo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui