Comissão Europeia forma grupo para estudar uso eficiente de espectro UHF

Executivos de empresas de radiodifusão, serviços móveis, operadoras de rede e associações foram convocados para formar um grupo para responderem à Comissão Europeia como usarão o espectro UHF (de 470 MHz a 790 MHz) de maneira mais eficiente nas próximas décadas. Em comunicado emitido nesta segunda-feira, 13, a entidade deu um prazo de seis meses para receber as propostas.

Entre as empresas que farão parte do grupo de trabalho estão a MTV Media, a BBC do Reino Unido, Vodafone, Telefónica, Deutsche Telekom, Orange e KPN, além de associações como a GSMA. 

O ex-presidente da Comissão Europeia, Pascal Lamy, agora presidente da entidade de pesquisas e desenvolvimento Notre Europe, irá liderar o grupo. "Eu espero que essas discussões sejam bem desafiadoras. Ninguém vai conseguir tudo que quer, mas eu estou confiante que, baseado na discussão aberta e na vontade de engajar em nível estratégico, poderemos entregar uma visão coerente para a Europa", afirmou Lamy no comunicado da entidade.

O grupo irá ajudar a Comissão a desenvolver, em cooperação com os estados-membros, estratégias e políticas regulatórias de longo termo para o uso da banda UHF, incluindo possibilidade de compartilhar partes do espectro. A entidade propõe que os executivos prevejam como será a próxima geração de fornecimento e recepção terrestre de conteúdo audiovisual (incluindo TV linear); como se pode assegurar o interesse público e os benefícios do consumidor enquanto facilita a transformação do mercado; quais serão os elementos estratégicos do uso de espectro; qual o papel da União Europeia na regulação dos desenvolvimentos coordenados; e quais as implicações financeiras do uso da próxima geração de plataforma de radiodifusão e de Internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui