Festival de Cinema de Vitória divulga programação da Mostra Comemorativa de 30 anos 

"A História da Eternidade”, de Camilo Cavalcante e com Irandhir Santos (Foto: Divulgação)

A proposta da Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória é contar a história das três décadas de existência do Festival de Cinema de Vitória (FCV) por meio da sua principal atração: os filmes, com um recorte do audiovisual brasileiro a partir dos títulos que foram exibidos no festival. O evento acontece de 14 a 18 de junho, no Sesc Glória e no Hotel Senac Ilha do Boi, além do Cine Metrópolis, em Vitória. Toda a programação é gratuita. 

Em 30 anos, o Festival de Cinema de Vitória recebeu aproximadamente 500 mil espectadores, além de exibir mais de 2 mil filmes, entre curtas e longas-metragens, vindos de todas as regiões do país.

SESC Glória 

O Sesc Glória será palco das sessões especiais da Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória. De 14 a 18 de junho, quarta-feira a domingo, serão exibidos 25 curtas e cinco longas-metragens divididos em três janelas de exibição: Sessão Retrospectiva de Curtas-Metragens, com 20 filmes das mais diferentes linguagens e de várias regiões do Brasil; Sessão Retrospectiva de Longas-Metragens, com a exibição de cinco importantes longas que trazem um recorte da produção autoral brasileira; e a Sessão Espírito Santo em Retrospectiva, janela que exibirá cinco curtas-metragens que jogam luz sobre a produção de realizadores capixabas. 

Mostra A Cinemateca é Brasileira 

O Festival de Cinema de Vitória, em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca, promove a estreia nacional da mostra itinerante A Cinemateca é Brasileira, que reúne títulos de diferentes momentos históricos, propostas estéticas e abordagens temáticas, demonstrando a riqueza do cinema brasileiro ao longo de mais de um século de história. O filme que será exibido em Vitória é "Limite", único trabalho realizado pelo diretor Mário Peixoto. A sessão acontece no dia 14 de junho, às 14h, na Sala Marien Calixte, no Sesc Glória. 

Homenagem 

Como é tradição no Festival, serão feitas homenagens. Na edição de 30 anos, o Homenageado Nacional é o ator Marcos Palmeira. A Cerimônia de Homenagem a Marcos Palmeira acontece na quinta-feira, 15, às 19h, no Teatro Glória,  Sesc Glória, quando o ator receberá o Troféu Vitória por sua contribuição ao audiovisual e à cultura brasileira.  Na sexta, 16, a partir das 15h, no Hotel Senac Ilha do Boi, acontece a Coletiva de Homenagem que marca o lançamento do "Caderno do Homenageado: Marcos Palmeira", publicação biográfica e inédita sobre sua vida e carreira, assinada pelos jornalistas Leonardo Vais e Paulo Gois Bastos. O ator também recebe uma jóia exclusiva da designer Carla Buaiz.

Cine Metrópolis (UFES) 

O público infantojuvenil também poderá conferir uma seleção especial na Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória, com filmes que fizeram história em mais de duas décadas da janela audiovisual. As sessões acontecem no Cine Metrópolis, localizado na Universidade Federal do Espírito Santo, e são voltadas para os alunos das escolas públicas da Grande Vitória. A programação conta com a curadoria de Rosemeri Barbosa e apresenta seis curtas-metragens premiados com o Troféu Vitória de Melhor Filme pelo Júri Popular formado pelos próprios estudantes. Serão oito sessões gratuitas, divididas em duas exibições diárias, sempre às 9h e 14h. 

Laboratório de formação em cinema 

No domingo, 18, a partir das 19h, no Teatro Glória, acontece o lançamento dos curtas-metragens produzidos durante o Laboratório de Formação em Cinema, realizado em três municípios do Espírito Santo, e que deu início às comemorações dos 30 anos do FCV. Os filmes que serão exibidos são "Entre Filhas" (Serra); "Na Esquina do Boteco", (João Neiva); e "O Corre" (Cariacica). Todas as produções têm direção coletiva. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui