Documentários sobre os horrores do nazismo e os bastidores da Segunda Guerra estão disponíveis no Curta!On

Mesmo décadas após o fim da Segunda Guerra Mundial e a derrocada de Hitler, as discussões sobre o nazismo ainda estão constantemente em voga. Os horrores desse período sombrio da história são e precisam ser constantemente lembrados no intuito de que não se repitam. Por isso, o Curta!On – Clube de Documentários, no NOW e no Tamanduá.TV, possui um acervo de produções que se destinam a contar essa história desde os primórdios da ascensão de Hitler até as consequências no pós-guerra, quando o mundo se reorganizava a partir da vitória dos Aliados e do declínio da Alemanha e dos demais países do Eixo.

Entre os destaques, está a microssérie "Hitler e Churchill: A Águia e o Leão" (foto). O dia 10 de maio de 1940 foi emblemático para duas figuras que decidiriam os rumos da Segunda Guerra Mundial: Winston Churchill se tornava primeiro-ministro da Grã-Bretanha, enquanto Adolf Hitler atacava a Europa Ocidental, invadindo Holanda, Bélgica, Luxemburgo e França. O conflito mundial que se estendeu até 1945 é narrado dos pontos de vista paralelos desses dois líderes nessa produção, em dois episódios. Dirigido pelo francês David Korn-Brzoza, o documentário opõe as trajetórias de Churchill e Hitler desde a infância, passando pelas atuações de ambos na Primeira Guerra Mundial e mostra as estratégias de enfrentamento de cada um durante a Segunda Guerra, com uma abundância de imagens históricas colorizadas e narração de David Gasman.

Outra atração é "1945 – 1953: Da Segunda Guerra à Guerra Fria". Nos meses finais da Segunda Guerra Mundial, a derrota dos países do Eixo era iminente e o destino da humanidade passou a ser traçado pelos líderes dos Aliados, prestes a se tornarem vitoriosos. No comando dessa força de coalizão estavam os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Soviética, representados, respectivamente, por Franklin Roosevelt, Winston Churchill e Josef Stalin. O documentário "1945-1953: da Segunda Guerra à Guerra Fria" reconta os momentos decisivos dessa história. Para isso, utiliza-se de depoimentos de historiadores e de pessoas que acompanharam de perto o processo, entre eles, Curtis Roosevelt, neto de Franklin Roosevelt, e Igor Preline, ex-agente e porta-voz da KGB, além de cartas, arquivos secretos e de simulações encenadas que dão vida aos fatos narrados.

Completam a seleção a microssérie "Minha vida na Alemanha de Hitler", de Jérôme Prieur; o documentário "O Filme Perdido de Nuremberg", de Jean-Christophe Klotz; o documentário "Rastreando Klaus Barbie", de Jérôme Prieur; e a microssérie "Arquitetura da Destruição", de Peter Cohen. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui