A Comscore divulgou os primeiros resultados da pesquisa inaugural sobre o consumo global de vídeos online. O estudo aponta que 1,2 bilhões de pessoas com 15 anos ou mais assistiram 201,4 bilhões de vídeos online no mês de outubro de 2011. O sites do Google, liderados pelo YouTube, foram a principal fonte de vídeos, com 88,3 bilhões de vídeos assistidos no mês, o que representa quase 44% dos vídeos assistidos globalmente.
O serviço chinês Youku foi o segundo maior, com 4,6 bilhões de vídeos assistidos em outubro, ou 2,3% do share global; seguido do Vevo, com 3,7 bilhões de vídeos (1,8%); do Facebook.com, com 2,6 bilhões (1,3%); e do japonês Dwango, com 2,5 bilhões de vídeos assistidos (1,2%).
O estudo apontou ainda que os canadenses são os que mais consomem vídeos online. Em outubro, o internauta canadense assistiu em média 303 vídeos, enquanto um internauta médio estadunidense assistiu 286 vídeos. O Brasil não figura entre os dez primeiros neste ranking.
A pesquisa traz ainda a penetração do vídeo online nos países. Na Turquia, 93,6% dos internautas consumiram vídeos online naquele mês. O Brasil está em quinto lugar, com 89% de penetração. À frente do Brasil, além da Turquia, estão Canadá, Chile e Argentina.