Rio de Janeiro atualiza protocolo de prevenção contra Covid-19 na produção audiovisual

O Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav), o Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual (STIC), a Riofilme e a Rio Film Commission adotaram novas recomendações relativas ao protocolo de prevenção contra Covid-19 na produção audiovisual.

Com a flexibilização do uso de máscaras no Estado e município do Rio de Janeiro, bem como o alto índice de imunização e a queda no volume de internados na capital fluminense, as entidades passam a recomendar à indústria uma nova fase do Protocolo de Segurança e Saúde no Trabalho do Audiovisual no Âmbito da Pandemia de COVID-19.

Passam a valer as recomendações abaixo:

1. Máscara facial: Apesar de não ser obrigatório o uso da máscara em ambientes externos, seguimos recomendando a sua utilização – ao menos as máscaras cirúrgicas de camada tripla – nos sets de filmagem externos. Já nas filmagens em ambientes fechados, a utilização de máscaras segue obrigatória, sendo recomendável a utilização das máscaras N95 e PFF2.
Segundo a legislação vigente, a utilização é obrigatória também para pessoas imunossuprimidas, com comorbidades de alto risco, não vacinadas e com sintomas de síndrome gripal.

2. Alimentação: Está liberada a alimentação por buffet, sempre respeitando as regras básicas de higiene. O serviço deve ser efetuado por profissionais utilizando máscaras, mantendo higiene constante das mãos, antes e depois do contato com os utensílios. O mesmo se aplica aos profissionais que irão se servir do buffet.

3. Transporte: O transporte poderá ser realizado em carros compartilhados, sendo obrigatória a utilização de máscaras e a manutenção de ventilação pelas janelas abertas.

4. Testagem: Permanece válida obrigatoriedade de se observar o protocolo específico de cada produção, isto é, os responsáveis pela produção determinarão a necessidade de se realizar a testagem, bem como modalidade e frequência da mesma.

5. Anamnese: Segue obrigatória a realização de questionário antes do início das filmagens.

6. Passaporte de vacinação: É obrigatória a apresentação do passaporte de vacinação completo.

Em comunicado à indústria (veja o documento aqui), o Sicav e o STIC reforçam seu compromisso irrenunciável com a preservação da saúde e segurança dos profissionais do audiovisual. As entidades representativas das categorias profissional e econômica afirmam que seguirão acompanhando de perto o tema, apresentando atualizações, sempre que necessárias, permitindo a continuidade das atividades do audiovisual, com foco na manutenção da segurança nos ambientes de filmagens, sejam eles internos ou externos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui