Vila Sésamo amplia projeto "Pequenas Aventureiras" em parceria com escolas

(Foto: Divulgação)

O programa "Pequenas Aventureiras", da Vila Sésamo, está sendo utilizado como conteúdo educacional nas escolas do Rio de Janeiro (RJ) e de Porto Feliz (SP). Abordando de forma lúdica e divertida as curiosidades  de crianças entre três e seis anos, a série trata a equidade de gênero nas cinco áreas da abordagem STEAM – artes, ciências, engenharia, matemática e tecnologia. Tem o objetivo de refletir sobre o lugar das mulheres nessas áreas de conhecimento e contribuir para que as meninas se sintam empoderadas desde pequenas para atuar em campos que são tradicionalmente ocupados por homens.

O projeto acontece por meio de duas frentes. Uma delas é a parceria com Secretarias Municipais de Educação nas cidades de Porto Feliz e Rio de Janeiro, na qual materiais educacionais protagonizados pelas personagens da Vila Sésamo são distribuídos gratuitamente para escolas e formações são oferecidas aos seus/as educadores/as para a construção coletiva de estratégias. 

Além do trabalho feito nas escolas e comunidades, o projeto também contempla uma coleção de recursos midiáticos, incluindo a segunda temporada da série, na qual a novidade foi a inclusão da personagem brasileira Bel como protagonista, ao lado de Abby e Lola. O projeto também contempla dois vídeos DIYs (Faça Você Mesmo), que convidam os telespectadores a recriarem a maleta mágica e o diário que as protagonistas utilizam na série. 

Dividida em quatro episódios de seis minutos, a série "Pequenas Aventureiras" é uma produção da Sabiá Educacional, consultoria em educação e socioambientalismo, e conta com o patrocínio da FTD Educação e da Sotreq. A primeira temporada foi lançada no Brasil, México e Colômbia. Além dos episódios disponíveis no canal do YouTube da Vila Sésamo e na TV Cultura, o conteúdo educacional da série foi posteriormente adaptado para cadernos de formação para educadores e caderno de atividades para as crianças de redes públicas de todo o Brasil.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui