MCom apresenta uma série de medidas regulatórias para o setor de radiodifusão

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, no evento Radiodifusão 360

O Ministério das Comunicações (MCom) lançou nesta quarta-feira, 18, uma série de medidas direcionadas para o setor de radiodifusão. Entre as medidas, estão a nova portaria de outorgas para RTV e o decreto de migração das dos serviços de Ondas Curtas (OC) e Ondas Tropicais (OT) para FM. As medidas foram anunciadas no evento Radiodifusão 360, que aconteceu em Brasília, e que contou com a participação do ministro Juscelino Filho.

A nova portaria de outorgas de RTV, assinada nesta terça, cria uma nova dinâmica para os pedidos de licenciamento do serviço. Segundo a pasta, as novas regras pretendem aumentar a capacidade de RTV no Brasil. A pasta informou que hoje, existem mais de 9 mil processos de pedidos de RTV e que os canais concedidos já sairão com o sinal digital.

A portaria traz as diretrizes para o novo Plano Nacional de Outorgas (PNO. A pasta disse que com as novas regras, será possível que os sinais das estações geradoras sejam recebidos em municípios onde não são atingidos diretamente ou em condições técnicas inadequadas, ampliando a cobertura de televisão em regiões de difícil alcance.

Também foi assinado o decreto que permite aos radiodifusores migrar seus serviços de Ondas Curtas (OC) e Ondas Tropicais (OT) para FM. Segundo a pasta, os empresários terão seis meses para fazerem a migração. As empresas que resolverem migrar, seguirão os encaixes nas frequências que serão definidas pela Anatel.

O MCom explica que no Brasil, muitas emissoras deixaram de transmitir em ondas curtas e tropicais nos últimos anos, mas atualmente existem ainda aproximadamente 65 emissoras executantes do serviço OT e 56 emissoras executantes do serviço OC.

O Decreto nº 8.139, de 7 de novembro de 2013 tratou da migração de AM para FM porém não incluiu a situação das emissoras executantes dos serviços de radiodifusão em ondas curtas e em ondas tropicais. "A implementação dessa política pública já tem 10 anos e se mostrou bastante eficaz. Com o novo decreto, a expectativa é ampliar essa política e modernizar o setor de radiodifusão, democratizando o acesso ao conteúdo produzido por essas emissoras de OC e OT", ressaltou o ministro.

Na ocasião, também foi anunciado o resultado do chamamento público feito pelo MCom para ocupação da capacidade ociosa da infraestrutura instalada para a implementação do programa Digitaliza Brasil.

Ao todo, a pasta recebeu 1156 manifestações, formuladas por 46 concessionárias diferentes. O MCom informou que se todas as manifestações estiverem válidas, e tiver canal disponível para todos, todas serão contempladas e ocuparão todos os espaços disponíveis.

O ministro Juscelino Filho também apresentou a nova fase dos estudos da TV 3.0 no Brasil. Segundo o MCom, agora, a tecnologia passará por uma fase de testes e camada física.

A Portaria assinada pelo ministro nesta terça determina ainda que a Anatel garanta a destinação primária e exclusiva, ao serviço de radiodifusão de sons e imagens e ao serviço de retransmissão de televisão, das faixas de VHF alto (174-216 MHz) e UHF (470-608 MHz e 614-698 MHz), para o desenvolvimento da TV 3.0. Além disso, cabe à Anatel a conclusão dos estudos sobre canalização até o final de 2024.

Desde 2021, o MCom coordena, com o Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD), o estudo desenvolvido por universidades brasileiras e parceiros da indústria e do setor de radiodifusão sobre tecnologias que serão integradas aos televisores que passarão a ser fabricados a partir de 2025. As tecnologias candidatas para a TV 3.0 foram selecionadas dentre propostas feitas por mais de 20 organizações internacionais diferentes.

Em fevereiro de 2022, o projeto entrou na terceira e última fase, que consiste em testes complementares, pesquisa e desenvolvimento, além de padronização técnica e demonstrações de tecnologia. Ao longo de 2022, foi feita a elaboração das especificações técnicas para codificação de vídeo, áudio e legendas, além do planejamento de todos os detalhes dos testes complementares e atividades que serão feitos em 2023 e 2024.

Todas as portarias e decretos assinados no evento Radiodifusão 360 serão publicadas até esta quinta no Diário Oficial da União (DOU).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui