Abertura do Lanterna Mágica tem exibição da animação nacional "Bizarros Peixes das Fossas Abissais", de Marão

Camila Nunes, idealizadora do Lanterna Mágica (Foto: Divulgação)

Na noite da última terça-feira, dia 19 de março, aconteceu em Goiânia (GO) a abertura da 6ª edição do Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação, que segue com a programação até domingo, 24. No CineX, cinema localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), Wadih Elkadi, produtor do evento, e Camila Nunes, idealizadora e diretora, agradeceram aos presentes e aos apoiadores e apresentaram algumas informações sobre a edição de 2024 do festival. 

"É muito bom ver essa sala de cinema cheia. O Lanterna Mágica foi viabilizado através de três leis: Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia, Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e a Lei Goyazes. Tínhamos programado o festival para o final do semestre passado – mas, por questões pessoais, passamos para este ano. O que foi bom, porque nos permitiu acessar os recursos da Lei Goyazes e isso possibilitou a vinda dos realizadores, da imprensa e dos nossos mais de 40 convidados. Graças a esse período que 'perdemos', acabamos ganhando", declarou Wadih Elkadi. 

"O Festival deste ano é um passo importante e especial para nós. Estamos produzindo o evento desde o ano passado e tivemos que adiar. Foi um período que exigiu paciência e compreensão. É muito significativo ver todos aqui, na sala de cinema", disse Camila Nunes. A diretora aproveitou ainda para apresentar brevemente a programação dos próximos dias – que inclui o braço de mercado do Festival, o Lanterna Film Market – e para destacar atividades como as sessões infantis para as escolas, que acontecem diariamente, de manhã e de tarde, e que costumam receber crianças que estão indo ao cinema pela primeira vez na vida. 

A sessão de abertura exibiu o longa convidado "Bizarros Peixes das Fossas Abissais", que tem direção e roteiro de Marão. O filme, que conta com distribuição da Sessão Vitrine Petrobras em parceria com a Boulevard Filmes, estreou em 25 de janeiro deste ano nos cinemas do País e, em maio, estará nos Prêmios Quirino, em Tenerife, na Espanha, premiação focada em produções televisas, longas e curtas de animações ibero-americanas. A obra concorre na categoria de Melhor Longa-Metragem de Animação e é a única brasileira entre as indicadas.

A animação conta com as vozes de Natália Lage, Rodrigo Santoro e Guilherme Briggs. A trama acompanha três personagens em uma jornada até as profundezas do oceano: uma mulher com superpoderes excêntricos, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica. 

O filme fez uma boa trajetória em festivais internacionais e nacionais. A obra recebeu Menção Honrosa dentro da Première Brasil – Novos Rumos no Festival do Rio, o prêmio deMelhor Longa pelo Júri Popular do MONSTRA Festival, em Lisboa, e fez parte da programação da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, do Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana (CUBA) e da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

O Lanterna Mágica atualmente é uma realização de Camila Nunes, produtora audiovisual, e da produtora goiana Baloo Filmes. Toda a programação do evento é gratuita, incluindo as sessões de cinema. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui