PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
21/06/2022, 17:48

Têm Dendê e Bahia Visual Produções encerram gravações da série "BR 21"

Chegaram ao fim as gravações da primeira temporada da série "BR 21", coprodução da Têm Dendê com a Bahia Visual produções. Em 13 episódios, a produção percorreu as cinco regiões do Brasil apontando os cenários e mostrando prognósticos para o desenvolvimento do país nos próximos anos em diversos contextos, tais quais os gargalos da mobilidade urbana nas metrópoles brasileiras, o acesso aos serviços básicos como água potável e saneamento, os principais desafios e entraves dos modais de transporte e a importância do agronegócio para o PIB brasileiro.

Apresentador da série, o jornalista Cristiano Gobbi (foto) conta que o projeto surgiu a partir da reflexão sobre a frase "o Brasil é o país do futuro" do escritor austríaco Stefan Zweig e destaca a importância da produção no atual contexto do país. "Eu acho que 'BR 21' é importante para os brasileiros pela reflexão que ela traz justamente nesse momento de transição que a gente passa em vários aspectos. Da transição de analógico para o digital, do emprego para o trabalho informal; 'BR 21' vai ajudar o brasileiro a compreender um pouco desse contexto que leva ao desenvolvimento", explica.

Com o cronograma alterado por causa da pandemia, os trabalhos se estenderam por mais de um ano e desde o início das gravações a equipe da série esteve em mais de 20 municípios nas cinco regiões do país mostrando as perspectivas de crescimento do Brasil, as boas práticas que já estão em execução e revelando também ações que podem inclusive, enterrar esse desenvolvimento, como aponta Walkiria Hamu, diretora de episódios de "BR 21". "Durante nossas andanças para gravar essa série vimos muitos 'Brasis' e neles uma desigualdade assustadora. Mas vimos também muitos setores que estão crescendo de maneira responsável. Ouvimos especialistas e estudiosos nos assuntos e eles nos trouxeram a certeza de uma luz no fim do túnel. A série 'BR 21' responde várias perguntas e nos faz refletir e entender melhor o desenvolvimento do país", avalia.

Ferrovias, Rodovias, Portos, Aviação, Energias, Mineração, Desenvolvimento e Infraestrutura, Agronegócio, Redes, Informações e Negócios, Saneamento e Mobilidade Urbana estão entre os temas da série, que tem argumento e direção geral de Vânia Lima. "O Brasil é um país com enorme potencial de crescimento, mas ainda é muito desigual. 'BR21' traz um panorama sobre as perspectivas de desenvolvimento do nosso país e ouve atores importantes nesse contexto como empresários, políticos e agentes sociais. Onde estão os nossos acertos, nossos erros, nossas potências? O que falta, de fato, para que o Brasil avance para o século 21? A série traz algumas dessas respostas ao lançar luz para o debate sobre essas questões e também faz novas reflexões sobre o Brasil que esperamos para os próximos anos", pontua a diretora.

Contemplada nas linhas de fluxo contínuo do Programa Brasil de Todas as Telas da Ancine, com aporte proveniente do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), "BR 21" tem argumento, direção geral e concepção original de Vânia Lima, roteiros de Daniella Cristina, direção de episódios e conteúdo de Walkiria Hamu e Jorge Baía, pesquisa Benito Juncal e Cristina Veiga e produção de Priscila Ladeia.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 1996-2022 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top