EVENTOS
21/07/2021, 19:09

Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual e Hysteria promovem II Mostra Imaginários Possíveis

O Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual e a Hysteria, plataforma com o objetivo de ampliar a inserção feminina no mercado e abrir espaço para narrativas que tenham as mulheres sempre no centro das histórias, renovam a parceria para a realização da II MIP – Mostra Imaginários Possíveis, uma das ações da terceira edição do festival, que ocorre em ambiente online entre 6 e 17 de outubro. Destinado à participação de mulheres e pessoas de identidade de gênero diversas, realizadores(as) amadores ou profissionais, a mostra exibirá microfilmes com duração mínima de 30 segundos e máxima de três minutos. Serão selecionados até dez títulos a serem disponibilizados nos canais digitais da Hysteria e do festival. Interessados(as) podem se inscrever, gratuitamente, entre os dias 26 e 31 de julho no linktree do Festival

O requisito principal para participar é a criatividade. O objetivo da mostra é incentivar realizadores(as) a criarem relatos audiovisuais, produzidos com smartphones ou câmeras profissionais, sobre os modos de fazer e os ofícios que materializam desejos para o presente, propostas de futuro, acolhimento e ressignificação do passado. 

Para a comissão de curadoria, composta por Julia Katherine, Thamires Vieira e Yolanda Barroso, junto às diretoras do festival, Marília Nogueira e Vânia Matos, o Cabíria Festival é um espaço de debate e criação em busca inventiva da transformação de processos e da construção de espaços para a pluriversalidade. "Desejamos com essa mostra encorajar autorias baseadas na diversidade de modos de fazer e expressar imaginários possíveis, entendendo a narrativa audiovisual como uma potente ferramenta de escuta, diálogo e desconstruções, tão urgentes quanto necessárias", afirmam. 

"A Hysteria tem orgulho de abrir sua janela e sua plataforma para compartilhar o trabalho e o talento de realizadorxs novos e experientes na mostra Imaginários Possíveis. Junto do Cabíria e de criadorxs que embarcarão nessa jornada, podemos amplificar nossas vozes e descobrir modos de se fazer e expressar esses novos imaginários possíveis", completa a head da Hysteria, Isabel De Luca.

O Festival 

O Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual, em razão da pandemia de Covid-19, terá a sua terceira edição em ambiente online, de 6 a 17 de outubro. Com isso, o evento amplia seu alcance e mais uma vez estará disponível em todo o país. No mesmo formato virtual, acontece em seguida o Cabíria LAB de 25 a 29 de outubro, ação voltada para as finalistas do Cabíria Prêmio de Roteiro que reúne quatro categorias: Piloto de série de não-ficção; Longa-metragem de ficção; Argumento infantojuvenil de longa ficção; e Piloto de série de ficção. As premiadas serão conhecidas no Festival.

O Festival é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 premia roteiros escritos e protagonizados por mulheres, visando contribuir para sua maior representatividade nas telas e atrás das câmeras. Criado para somar ao debate e ações em prol à igualdade de gênero e diversidade na cadeia produtiva do audiovisual, em consonância com diversas iniciativas ao redor do mundo, o evento é dedicado à difusão de obras realizadas por mulheres e mobiliza uma rede de cineastas, storytellers e produtores de conteúdos em geral.

A linha curatorial do festival se orienta pela ampliação das representatividades de gênero, raça, cor, sexualidade e território. Ao público será oferecida uma ampla programação de filmes debates com as realizadoras, além de painéis, oficinas e masterclasses, voltados para estimular a rede de cineastas mulheres, enriquecer a formação profissional dos participantes e provocar reflexões.

Parcerias 

O Festival conta com diversas parcerias, entre elas: Embaixada da França, Goethe Institut Rio de Janeiro, Projeto Paradiso, Instituto Alana, Videocamp, Telecine, Selo Elas, Hysteria, MUBI, Olhar Distribuidora, Vitrine Filmes, Cardume Curtas, SerieLab, FRAPA, Instituto Dona de Si, Imprensa Mahon e Canal Curta!. Outras parcerias estão em confirmação.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 1996-2021 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top