Especializado em animação, Combo Estúdio não parou em tempos de pandemia

Com a chegada da Covid-19, a forma de produzir conteúdo precisou mudar, uma vez que o contato entre as pessoas estava totalmente limitado. Nesse sentido, quem conseguiu se adaptar bem foram as produtoras de animação. TELA VIVA conversou com exclusividade com Fernando Mendonça, um dos sócios-fundadores do Combo Estúdio, produtora de animação responsável por grandes sucessos do gênero, como "Any Malu", no Cartoon Network, e "Super Drags", exibido na Netflix, para entender como foi o período. Na área de dublagem, Mendonça também fez projetos de destaque: é ele quem dá voz ao Timão, de "O Rei Leão"; ao Salsicha, do recente "Scooby-Doo, O Filme"; e à Scarlet Carmesim, de "Super Drags".

"No Combo Estúdio, a animação é completamente digital, produzida por nossos artistas, cada um em seu computador. E, na pandemia, cada um em sua casa. A produção não foi afetada. As produtoras descobriram que a animação não se tratava de um produto final e, sim, de um caminho seguro para contar histórias, sejam elas destinadas a quaisquer audiência. Assim, a busca por projetos em animação durante esse período deu uma guinada", conta Mendonça. Um desses projetos que foi lançado recentemente foi o clipe de "Rajadão", da cantora Pabllo Vittar, que leva a assinatura do Combo Estúdio na produção de animação. E com a série animada da personagem "Any Malu" no ar pelo Cartoon Network, o estúdio continuou produzindo esquetes com a youtuber animada para as redes sociais pensando especialmente no contexto atual.

"Quando a pandemia veio, ficamos desnorteados, como todo mundo. Tivemos que nos organizar rapidamente, mas conseguimos. Cem por cento da nossa equipe está trabalhando remotamente e a todo vapor. Felizmente, não tivemos que baixar salário ou demitir ninguém, o que foi ótimo pra todos nós. Evoluímos muito tecnologicamente. A relação à distância, ao contrário, nos fortaleceu ainda mais enquanto equipe, pois a confiança tem que ser ainda maior quando se trabalha de longe. O resultado disso tudo vai ser um projeto lindo nascendo no ano que vem", adianta o animador.

Mesmo com o mercado de animação nacional surfando uma onda boa, com animações premiadas internacionalmente e uma indústria em constante crescimento, Mendonça lamenta que, dentro do próprio audiovisual, ainda seja necessário reforçar esse trabalho. "São inúmeros os clientes que nos procuram querendo algo extraordinário feito em tempo recorde, como se fosse mágica. A animação tem cara de magia, mas, por trás da magia, geralmente existe uma numerosa equipe que estudou, criou, se dedicou e trabalhou muito duro. Se dentro do audiovisual temos dificuldades em explicar o que fazemos, imagine, então, explicar isso a quem não valoriza a arte ou a própria cultura", comenta. O profissional ainda diz que a maior pedra no sapato é a dificuldade de achar mão de obra qualificada e que, por isso, o conselho para quem está começando na área é trabalhar para se tornar um profissional qualificado e indisponsável pois, assim, nunca faltará trabalho.

Por fim, Mendonça diz que a produtora segue trabalhando em lançamentos próximos de novos projetos: "O Combo está investindo mais do que nunca em conteúdo criativo autoral e, em breve, novos universos animados virão à tona".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui