Festival de Cinema Nacional de Chapecó tem início nesta semana com transmissão pela InnSaei.TV

Tem início nesta quinta-feira, dia 21 de outubro, a primeira edição do Festival de Cinema Nacional de Chapecó. Com uma programação diversa e trabalhos vindos de nove estados brasileiros e do Distrito Federal, o projeto faz sua estreia com 49 filmes em cartaz, com acesso gratuito à comunidade. O evento foi contemplado pelo Prêmio Catarinense de Cinema da Fundação Catarinense de Cultura e é realizado pelo Associação de Cinema e Vídeo de Chapecó e Região – Cinelo, em parceria com a Prefeitura de Chapecó, curso de audiovisual da Universidade Comunitária Regional de Chapecó, e apoio da agência Chaminé. 

Toda a programação pode ser acompanhada pelo canal do YouTube do Festival de Cinema ou pela página do Facebook do projeto. A transmissão acontece ainda pela plataforma InnSaei.TV. Para votar na Mostra Competitiva, é necessário baixar o aplicativo da InnSaei. 

"Sempre tínhamos muita vontade de fazer um Festival. Ao longo dos anos realizamos mostras, encontros, enquanto isso a produção de audiovisuais foi crescendo e se solidificando, atualmente temos R$1,3 milhão em projetos de cinema sendo desenvolvidos em Chapecó. O Festival vem para marcar esse bom momento vivido pelo setor, sendo uma grande janela para o cinema em Chapecó, possibilitando e oportunizando o acesso aos filmes nacionais", explica o Coordenador Geral da Cinelo, Augusto Zeiser. 

Dentre os objetivos do Festival está valorizar o consumo do cinema nacional, oportunizar o acesso aos filmes, valorizar as produções locais, feitas no interior às margens dos grandes centros urbanos, assim como aproximar produtores, diretores e comunidade. A programação vai até domingo, 24, e estará disponível por diversas plataformas. "Os filmes que integram a programação são hospedados pela plataforma de streaming InnSaei.TV, que hospedou alguns dos principais festivais de cinema do país. "Garantimos assim a segurança e a valorização dos trabalhos que estarão, a partir desta quinta, sendo compartilhados com a comunidade", continua Zeiser. 

Programação 

Integram a programação do evento conversas, mesa redonda, fóruns e oficinas gratuitas, que trazem como objetivo fomentar o setor, capacitar e gerar debates entre os profissionais da área. 

A programação de filmes conta com a Mostra Universitária, desenvolvida pelo Curso de Audiovisual da Universidade Comunitária Regional de Chapecó, com filmes produzidos por estudantes de diferentes universidades do país; a Mostra Chapecoense, um espaço especial no evento reservado para as produções locais; e ainda a Mostra Competitiva, com a exibição de filmes documentais e de ficção. Nesta é possível o público escolher o seu filme favorito e eleger o melhor filme por voto popular. 

Nesta quinta, 21, o evento promove sua cerimônia de abertura às 19h e, na sequência, às 20h, tem início a mesa redonda "A produção de cinema no interior do Brasil". O encerramento será no domingo, 24, com o Fórum Audiovisual do Oeste Catarinense às 17h30 seguido da premiação, a partir das 19h. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui