BrLab contou com consultoria do Cinema Verde para reduzir impacto socioambiental do evento

(Foto: Divulgação)

Contando com centenas de participantes, tutores e convidados de diferentes regiões do mundo, a 13ª edição do BrLab trouxe uma novidade: pela primeira vez, houve o planejamento e a execução de ações para reduzir o impacto socioambiental do evento e, assim, contribuir para um modelo mais consciente e responsável de atuação no planeta. Para isso, foi firmada uma parceria com o Cinema Verde que, desde 2010, realiza consultorias de sustentabilidade para uma mudança de padrões e hábitos na produção audiovisual. Juntos, o BrLab e a consultoria trabalharam para minimizar o impacto do evento nas suas diferentes etapas de produção e realização. 

As medidas passaram por evitar o uso de descartáveis plásticos, incentivando o uso de garrafas próprias ou, na ausência destas, de copos de papel biodegradáveis, inclusive no coquetel de abertura. Só essa ação reduziu o consumo de plástico e representou uma economia de cerca de 10 mil litros de água. Os participantes e toda a equipe ainda foram orientados sobre o descarte correto dos resíduos por meio de um trabalho de sensibilização e engajamento. Desta forma, o máximo de material possível foi encaminhado à reciclagem. 

Além disso, o BrLab reduziu sua pegada de carbono e reverterá a emissão de aproximadamente 40 toneladas de CO2 – equivalente ao impacto do evento – com o plantio de 169 árvores em uma área de restauro de Mata Atlântica de 1.014m². Ao garantir a compensação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) geradas, entre outras coisas, pela produção, transporte e traslados de convidados, o evento recebeu o selo Carbon Free. 

Como parte das ações de sustentabilidade e em parceria com a Formação Spcine Convida, foi realizada também a palestra "Sustentabilidade no Audiovisual: do desenvolvimento à distribuição", com Ariene Ferreira, da Cinema Verde, que abordou os impactos ambientais gerados por toda a cadeia de produção audiovisual e como diminuí-los.

A novidade é que, em breve, será anunciada mais uma parceria entre o BrLab e o Cinema Verde: um laboratório para produtoras e produtores interessados em conhecer mais sobre práticas de produção audiovisual sustentáveis e com menor impacto socioambiental. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui