Ancine divulga resultado final do edital de coprodução Brasil-Portugal 

(Foto: Divulgação Ancine)

O Ministério da Cultura (MinC) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) divulgaram nesta sexta-feira, dia 22 de março, o resultado final da Chamada Pública BRDE/FSA – Coprodução Brasil-Portugal 2023, o que representa um investimento de R$ 1.870.365,00 do Fundo Setorial do Audiovisual na produção de projetos de longa-metragem apresentados por produtoras brasileiras em regime de coprodução internacional com produtoras portuguesas. 

Em conjunto com a iniciativa brasileira, o Instituto do Cinema e do Audiovisual de Portugal (ICA) realizou uma Chamada Pública para projetos em regime de parceria entre produtoras portuguesas e brasileiras, no valor de 350 mil euros. Os projetos foram avaliados por uma Comissão de Seleção Binacional, em conformidade com os critérios estabelecidos no Protocolo Luso-Brasileiro de Coprodução Cinematográfica.

Pela Ancine, foram selecionados três projetos de participação minoritária brasileira. São eles: "Luzia", da produtora brasileira LL Mecchi Produções; "Augusta & Katia", da Clariô Filmes; e "Vindima", da Gullane Entretenimento. 

Pelo ICA, foram selecionados três projetos de participação minoritária portuguesa. São eles: "A vida pode ser maravilhosa", da produtora portuguesa MGN Filmes; "Lama", da Rosa Filmes; e "Justino", da SPI. 

Os projetos suplentes também constam na ata do resultado final

Nova chamada bilateral 

A Ancine e o ICA aprovaram uma nova edição das Chamadas Públicas para 2024. O lançamento deve ocorrer simultaneamente em maio e o montante acordado é de 350 mil euros para investimento de cada parceiro em novas obras audiovisuais. A iniciativa reforça o compromisso entre Brasil e Portugal para a integração das indústrias audiovisuais e para a diversidade cultural entre os países, estimulando o intercâmbio cultural e contribuindo para a expansão da participação das obras no mercado internacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui