Régis Tavares assume a presidência da Sercomtel

O engenheiro Régis Márcio Tavares assume a presidência da Sercomtel nesta terça-feira 22, após o afastamento de Roberto Coutinho Mendes, na semana passada, por determinação da Justiça. Roberto Coutinho esteve à frente da Sercomtel por apenas 10 meses. O novo executivo-chefe da operadora é funcionário de carreira da empresa, onde trabalha há 25 anos. Tavares é formado em engenharia de telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).

Pela Sercomtel, ele já atuou como gerente de projetos e normatização de redes telefônicas, foi diretor de engenharia, gerente de vendas corporativa e varejo e, por último, gerente de gestão empresarial. É também presidente do Conselho de Administração da Associação de Desenvolvimento Tecnológico de Londrina (Adetec), na qual representa a Sercomtel.

Temporário

Com a proximidade das eleições municipais, em outubro, existe a possibilidade de a Sercomtel ter um novo presidente de curto mandato, já que a prefeitura de Londrina é sócia majoritária da empresa com 55% de participação e tem o direito de indicar quem ocupará este posto. Do outro lado, a Copel detém os outros 45% do capital da companhia. "Se tivermos a manutenção do atual prefeito, vamos continuar, mas a gente tem de estar preparado para tudo", afirma Tavares.

Ele garante que as constantes trocas no comando da empresa não prejudicam a companhia. "Já prejudicou no passado, mas em razão da obediência ao planejamento estratégico, melhorou muito", afirma ele. O planejamento estratégico da Sercomtel é composto por três linhas básicas: expansão dentro do estado do Paraná, foco no atendimento ao cliente e na rentabilidade da empresa.

Como não há garantia de que seu mandato se estenda para o ano que vem, os planos do executivo para a empresa vão até o final do ano. Nesse período, o principal objetivo é dar continuidade à expansão para todo o estado do Paraná concluindo a cobertura das áreas de Cascavel, Ponta Grossa e Pato Branco. A expansão da empresa tem foco no cliente empresarial e tem sido bastante facilitada pela presença da rede da Copel em todo o Estado.

Em relação à operação móvel, a Sercomtel já tem autorização da Anatel para expandir sua atuação para toda a área do código 43, mas os investimentos para isso serão realizados só no ano que vem, já que a operadora priorizou a expansão da rede fixa.

Substituição

A ordem judicial para que Roberto Coutinho deixasse a presidência ocorre após o Ministério Público do Paraná denunciá-lo por tentativa de suborno ao vereador Amauri Cardoso (PSDB), em abril, para que ele fosse contrário à abertura de uma investigação parlamentar. A operação apuraria irregularidades no uso de dinheiro público para a contratação de seguranças para a emissora de rádio do prefeito de Londrina.

Além de Coutinho, foram denunciados o ex-secretário municipal de Governo e coordenador de campanha do PDT, Marco Cito, o empresário Ludovico Bonato, o chefe de Gabinete de Barbosa Neto, Rogério Ortega, o Rogerinho, o ex-diretor de Participações da Sercomtel, Alysson de Carvalho, o Pinguim. Eles respondem por formação de quadrilha e corrupção ativa. Já o vereador afastado Eloir Valença (PHS) responde por corrupção passiva.

O antigo presidente da Sercomtel conseguiu o direito de responder em liberdade, assim como Eloir Valença. Os demais estão presos a pedido do Ministério Público.

TV por assinatura

A Sercomtel foi uma das primeiras companhias a pedir a licença do SeAC à Anatel e a expectativa é que a autorização seja concedida em julho. A empresa já contratou a Media Networks Latin America (MNLA), ligada ao grupo Telefônica, para fornecer capacidade satelital e também já tem contratado um fornecedor para os decoders. "Nosso cronograma no pior cenário é começar a vender em outubro", afirma Tavares. O início  das vendas será em Londrina e Maringá, onde a operadora tem cerca de quatro mil clientes em MMDS. Em Maringá, o serviço em MMDS será substituído por satélite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui