Festival do Minuto formará 7 mil professores da rede pública

Com patrocínio da EDP Brasil e IBM por meio de recursos da Lei Rouanet, o Festival do Minuto formará 7 mil professores da rede pública a partir de abril no Minuto Escola, curso online de audiovisual focado no Formato Minuto. 

O Minuto Escola garante sua execução junto a professores das redes públicas em cidades de oito estados brasileiros: São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Tocantins, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Esta atuação conta com patrocínio de EDP Brasil, EDP Renováveis e IBM.

O projeto Minuto Escola também conta com apoio institucional do Instituto Ethos e do Instituto EDP, além do apoio das Secretarias Estaduais de Educação do Espírito Santo e de São Paulo. Em Porto Alegre (RS), o Minuto Escola tem também o apoio institucional do Programa de Alfabetização Audiovisual, da Cinemateca Capitólio e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Já na Bahia, o apoio institucional é da Secretaria da Educação do Governo do Estado da Bahia, do Instituto Anísio Teixeira e do Instituto Arapyaú.

Para Marcelo Masagão, coordenador do projeto Minuto Escola e criador e curador do Festival do Minuto, a quarentena decorrente da pandemia da Covid-19 "nos obrigou a fazer o curso 100% online, e isso nos mostrou que podemos dar escala ao Minuto Escola. Até 2020, anualmente oferecíamos o curso para 300 professores, em 2021 nosso objetivo é formar 10 mil professores em oito estados da federação. O audiovisual é muito bem recebido na escola e sua ação reorganiza o mapa afetivo dentro da sala de aula, por sua vez os vídeos produzidos, extrapolam os muros da escola e possibilitam que uma polifonia de anseios e desejos da comunidade escolar se dissemine na cidade". 

O Minuto Escola tem também como coordenadora a educadora e professora Moira Toledo. Ela é pós-doutora em Educação pela UFRJ, leciona na Pós-Graduações de Roteiro e Escrita Criativa na FAAP e assina a direção de vários curtas-metragens ficcionais, programas documentais e médias-metragens para TV. Atua há 20 anos desenvolvendo projetos de formação de professores para o uso do audiovisual na educação e lecionando em e/ou coordenando projetos de educação audiovisual. '

Ação conjunta ao Festival do Minuto 

Paralelamente, o Festival está lançando cinco concursos temáticos. Eles estão relacionados à educação e a disciplinas escolares. São eles: Concurso Bordas (Geografia), Concurso Ao Pé da Letra (Gramática), Concurso Inércia (Física), Concurso A Ordem dos Fatores Não Altera o Produto (Matemática) e Concurso Ao Vencedor, as Batatas! (História e Literatura). Há ainda o Concurso Minuto Escola Pública, cujo tema é livre. 

Esses concursos são abertos a alunos e professores do Brasil e do Mundo e visam envolver a comunidade escolar que não está participando diretamente do curso a também se engajar no projeto. Essa cooperação potencializa a relação da comunidade escolar com a cidade e com o mundo, levando a produção para além dos muros da escola, sendo que muitos vídeos do Minuto Escola acabam sendo amplamente divulgados ou até premiados no Festival do Minuto.

As inscrições para os concursos estão abertas até o dia 17 de outubro e os melhores vídeos serão premiados com o Troféu Minuto. 

Curso 100% online 

O curso possui uma carga horária de 45 horas, sendo seis de aulas síncronas via plataforma on-line e 39 assíncronas, dentre videoaulas, tutoriais e atividades remotas.

Ele utiliza a estratégia pedagógica de engenharia reversa, destrinchando mais de 100 vídeos-minutos do acervo do Festival. Para a conclusão do curso, há uma prova multiteste e a avaliação de exercícios de vídeos-minutos, garantindo um certificado apenas aos professores que participarem em 100% das atividades do curso.

Atualmente, o Minuto Escola conta com patrocínio da EDP Brasil, EDP Renováveis, IBM e realização do Ministério do Turismo. O projeto já possui recursos para a formação de 7 mil professores, mas o objetivo final é a formação de 10 mil professores em 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui