Esporte Interativo testa novo recurso de interação com Facebook

O Esporte Interativo está entre as dez emissoras escolhidas pelo Facebook no mundo para testar seu novo de recurso de interação com a TV, que fornece informação em tempo real sobre a repercussão do conteúdo que os canais estão exibindo.

Com a ferramenta, comentaristas do Esporte Interativo poderão pedir, por exemplo, para que telespectadores postem em seus murais na rede social opiniões sobre uma partida de futebol ou lance polêmico, recebendo informação de quantas pessoas estão comentando o tema e qual a opinião delas. No caso de postagens abertas ao público, o canal pode inclusive transmiti-las ao vivo. Em postagens fechadas, o canal sabe quem está comentando o assunto, mas não tem acesso ao conteúdo da mensagem. “O Facebook, nós e o mercado sabemos que as pessoas têm o hábito de interagir com amigos usando tablets e smartphones enquanto assistem TV, trocando opiniões e informação sobre o que estão vendo”, diz Mauricio Portela, vice-presidente de novas mídias do Esporte Interativo.

De acordo com Portela, o canal começará a usar o recurso na segunda quinzena de novembro no programa “Jogando em Casa”, e pretende testá-lo em alguns eventos esportivos, como a NFL. O plano do canal é estar familiarizado com a ferramenta em fevereiro de 2014, quando será transmitida a Copa do Nordeste no Esporte Interativo e no novo canal do grupo, o Esporte Interativo Nordeste. “A Copa do Nordeste será o momento em que poderemos usar melhor o recurso e experimentar mais coisas, pois é um evento ao vivo que atrai bastante a atenção do telespectador, principalmente no Nordeste”, diz.

Facebook e TV

Em setembro, o Facebook anunciou que passaria a enviar relatórios semanais com informação sobre a repercussão do conteúdo televisivo nas postagens de seus usuários para as quatro maiores redes de televisão dos Estados Unidos: ABC, NBC, Fox e CBS.

Durante apresentação realizada no início de outubro no Mipcom, em Cannes, o VP de parcerias do Facebook, Dan Rose, anunciou a expansão do projeto, que passou a incluir dez novas emissoras de oito países diferentes, incluindo a Star Networks na índia, Channel 4 no Reino Unido, ARD na Alemanha, Canal + e TF1 na França, CBC no Canadá e Esporte Interativo no Brasil. 

Em sua apresentação, o executivo defendeu que a TV sempre foi uma atividade comunitária e que sempre houve um ambiente de troca de informações e recomendação em torno do conteúdo televisivo. "O que mudou foi a tecnologia. Hoje 43% das pessoas usam o tablet como second screen todos os dias. E fazem o que sempre fizeram, conversam com os amigos. Os mobile devices são a nova máquina de café ou o bebedouro do escritório, em volta do qual as pessoas se reúnem", disse.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui