Projeto DiversiGames promove acesso à cultura gamer e tecnologia digital para grupos minorizados 

Diretores do DiversiGames, Ricardo Chantilly e Mariana Uchôa (Foto: Divulgação)

O projeto de inclusão social DiversiGames promove acesso à cultura gamer para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, moradores de favelas ou de outras localidades, pessoas com deficiência (PcD), negros e representantes da comunidade LGBTQIAPN+ que desejam atuar no segmento dos jogos eletrônicos. 

Criado para promover o acesso à cultura dos games, da tecnologia digital e da inovação a grupos minorizados, seja por raça, gênero ou orientação sexual, o DiversiGames chega ao mercado como um hub que transversaliza ações de ESG e Games e apresenta o universo dos jogos eletrônicos, por meio de oficinas de letramento digital, para aqueles com pouco ou nenhum recurso para se aproximar desse universo – que oferece diferentes possibilidades de formação e experiências.

O projeto terá dois centros de formação no Rio de Janeiro, com o total de 170 vagas para crianças a partir de sete anos. O primeiro deles será inaugurado no próximo dia 31 de janeiro, em Benfica (Zona Norte do Rio), e contará com o patrocínio da Águas do Rio e do Instituto Aegea, além do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura. O segundo, localizado em Niterói, com início das atividades em fevereiro, terá a empresa de energia Enel Distribuição Rio como patrocinadora e também o Governo do  Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura. A metodologia e os espaços dos dois centros de formação foram adaptados para Pessoas com Deficiência (PcD). 

À frente do DiversiGames está o diretor-executivo Ricardo Chantilly, cofundador do projeto, ao lado da diretora de operações, Mariana Uchôa. A iniciativa conta também com o apoio da plataforma TikTok, do canal Woohoo, da Happy e da DT3, além da parceria com a Prefeitura de Niterói.

As inscrições das duas unidades já estão abertas e devem ser feitas presencialmente, com apresentação dos seguintes documentos: RG (ou certidão de nascimento) e CPF do participante e do seu responsável e comprovante de residência.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui