Fade To Black: Festival Internacional premiará narrativas audiovisuais de pessoas negras

Evento 100% virtual, o Fade To Black Festival realizará sua primeira edição com a proposta de dar visibilidade e potencializar novas narrativas negras, fortalecendo produções do audiovisual brasileiro e internacional. A programação, que será realizada entre 6 e 10 de abril, contará com Mostra de Curtas-Metragens, Concurso de Roteiro, Laboratório para Roteiristas e Painéis de discussão com profissionais do mercado. As inscrições já estão abertas e seguem até dia 1º de março. No site, é possível acessar o regulamento, detalhes de como participar, informações sobre as mesas de formação gratuitas e a programação disponível por meio da aquisição de credenciais. 

Idealizadora do evento, a cineasta Gautier Lee reforça: "Quando falamos sobre narrativas e estéticas negras existe um senso comum, e um tanto errôneo, de que somos homogêneos, de que o 'ser negro' é uma experiência única, e de que agimos e reagimos da mesma forma. Mas, apesar de sermos iguais perante os olhos de muitos, não somos idênticos pelo simples fato de sermos indivíduos. O Fade To Black Festival possui um objetivo ousado: ser, em pleno 2021, um quilombo audiovisual para afrocriadores de toda a diáspora". 

O Fade To Black Festival contemplará cinco dias de programação online, entre 6 e 10 de abril de 2021. Entre os destaques das atrações, está o Concurso de Roteiros: divida em três categorias – longa-metragem, piloto de série e curta-metragem – a competição premiará roteiros de ficção ainda não-produzidos, que sejam escritos ou co-escritos por pessoas negras. Já o Laboratório de Roteiros, o Fade To Black Lab, é voltado para roteiristas negres iniciantes, com projetos de curtas ficcionais ainda não produzidos direcionados para TV ou cinema. Haverá consultoria online com profissionais de destaque no mercado. 

Outra atividade é a Mostra de Curtas-Metragens. Dividida em mostra nacional e internacional, ela premiará, exclusivamente, profissionais negros e negras que atuam como chefes de equipe. Os filmes selecionados serão exibidos de forma online e gratuita durante os dias de realização do Fade To Black Festival 2021 e os cineastas participarão de debates sobre suas obras. 

Por fim, os painéis de discussão serão pautados por eixos de formação, com foco em profissionais iniciantes na área (com mesas gratuitas e transmitidas pelo Facebook); de mercado, com discussões sobre o setor e networking; e de criação, promovendo a oportunidade de discussão sobre processos e experiências dos principais criadores da diáspora. 

O Fade To Black Festival é contemplado pela Lei Aldir Blanc de incentivo às produções culturais (Lei federal nº 14.017/2020), idealizado pela produtora audiovisual Gautiverse, de Gautier Lee e realizado em parceria com a Reina Produções. Além disso, o evento conta com parceiros internacionais – Organization of Black Screenwriters, Black Film Space, Black Film Allegiance e Black Femme Supremacy Film Fest, e parceiros do mercado nacional – Macumba Lab, APAN, Revista Exibidor, Griottes Narrativas, Frapa, Rota, Roteiraria, Películas Negras/Saturnema Filmes, Cabíria, ABRA e Serie Lab.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui