Unipampa, do RS, promove o debate "Produção para Cinema e Audiovisual"

O projeto de ensino Ciclo de Palestras sobre Produção Cultural propõe novo debate com mulheres profissionais e pesquisadoras da área de Produção. Desta vez, as convidadas são duas produtoras de cinema e audiovisual: a Profa. Dra. Aleteia Selonk, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e a Profa. Dra. Samantha Capdeville, da Universidade Federal do Ceará, com mediação da Profa. Dra. Carla Rabelo, da Universidade Federal do Pampa. 

O debate "Produção para Cinema e Audiovisual" tem como objetivo compartilhar as experiências e projetos desenvolvidos pelas pesquisadoras, além de discutir as tensões e possíveis caminhos para o campo da produção audiovisual no contexto atual. O evento acadêmico será realizado no dia 10 de março, quarta-feira, das 14h às 16h. Haverá atestado de participação e as inscrições podem ser feitas até o dia 9 de março, às 12h, pelo link

A Profa. Dra. Aleteia Selonk tem suas pesquisas focadas na produção, distribuição audiovisual e ecossistemas criativos. Coordenou a implantação do centro de produção audiovisual da PUCRS, o Tecna. Fundou a Okna Produções, onde atua como produtora. Tem em seu currículo longas como "Mulher do Pai" (direção: Cristiane Oliveira) e "As Aventuras do Avião Vermelho" (direção: Frederico Pinto e José Maia). Atualmente, é professora no curso de graduação em produção audiovisual da PUCRS, em Porto Alegre. Presidente do Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (biênio 2021/22).

A Profa. Dra. Samantha Capdeville é professora do Curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Cultura e Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Participou de importantes projetos nacionais e internacionais na Produção e na Produção Executiva em Cinema e Séries para TV como "O Palhaço (Selton Mello); "Meu Pé de Laranja Lima", de Marcos Bernstein; "Pequeno Segredo", de David Schurmann, indicados para representar o Brasil no Oscar em 2017; e "Canastra Suja", de Caio Soh (2015), vencedor de diversos prêmios no Los Angeles Brazilian Film Festival, entre outros. Dentre as produções internacionais destacam-se o longa "RIO, EU TE AMO" e a maior coprodução internacional para TV realizada no Brasil, intitulada "Vermelho Brasil", ambos pela Conspiração Filmes. Em 2008, foi responsável no Festival de Berlim pelo Pitching do premiado "A Festa da Menina Morta", de Matheus Nachtergaele. Em 2014, lançou seu primeiro longa como produtora, intitulado "Campo de Jogo", dirigido por Eryk Rocha. Em 2019, lançou a série documental "Babel SP", composta por sete episódios de uma hora cada, produzida em 2017 para a HBO Latin América, e produziu o longa de ficção "Subterrânea, dirigido por Pedro Urano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui