Noticiários dominam preferência dos brasileiros na mídia, aponta Kantar Ibope Media

O Jornalismo tem papel de destaque na mídia, contribuindo para a confiança do público através de meios preferidos e sendo um dos gêneros mais consumidos no Brasil. É o que aponta a edição de abril do Data Stories, o conteúdo temático lançado mensalmente pela Kantar IBOPE Media, com o estudo "Notícias e informação em pauta – Um passeio pelo Jornalismo na mídia".

Entre os cinco principais temas de interesse para consumo na mídia, os Noticiários dominam a preferência, marcando presença em duas posições: 1º Noticiários nacionais e locais, 2º Esportes em Geral, 3º Noticiários internacionais, 4º Estudos acadêmicos/Educação e 5º Futebol. De acordo com o Target Group Index Global Quick View, que traz dados de 35 países, o Brasil está na 1ª colocação na leitura de notícias via internet, com 80% dos usuários de internet lendo notícias online.

Quando falamos em televisão, mais de um quarto do total do tempo dedicado a canais lineares (canais abertos e fechados) em 2022, ou seja, 26%, foi para o gênero jornalístico, que ocupou 9% da grade de programação no mesmo período. O índice de intensidade de consumo é de 287 – qualquer número acima de 100 é considerado positivo.

Em 2022, houve um incremento de 5,2% no tempo médio de consumo de canais jornalísticos, liderado principalmente pelo aumento do público assistindo a reportagens, 6'48" em 2021 para 19'53" em 2022, e debates, 11'58" para 17'11", motivado em grande parte pelas eleições.

Regiões 

Já no primeiro trimestre de 2023, as regiões metropolitanas com maior alcance médio diário no gênero jornalístico foram Salvador (5%), Recife (4,2%), Rio de Janeiro (4,1%), Vitória (4%) e Curitiba (3,9%). Considerando o tempo médio diário, o Rio de Janeiro possui o maior consumo entre essas praças (37'37''), seguido de Salvador (36'02''), Vitória (35'30''), Curitiba (34'55'') e Recife (31'23'').

Publicidade 

O alto consumo desse conteúdo jornalístico também chama a atenção das marcas para anunciar e atingir o consumidor. Em 2022, 34% das inserções na TV Aberta foram feitas em programas jornalísticos, com destaque para as categorias: Super, Hipermercados e Atacadistas, Campanhas Públicas, Serviços de Saúde, Lojas de Departamentos e Outros Serviços ao Consumidor.

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