O consumo de streaming aumentou bastante durante a pandemia. Usuários estão cada vez mais voltados para novos formatos de vídeo e consumindo mais conteúdo on demand em múltiplas plataformas. Com o final do período de isolamento em várias partes do mundo, está claro que a tendência chegou para ficar. Essa mudança faz com que seja ainda mais importante para os anunciantes entenderem a evolução do cenário de vídeo digital e como alcançar seu público-chave.
A Xandr, uma plataforma de tecnologia de publicidade digital premium voltada para o mercado global, juntou-se com um grupo seleto de especialistas de várias indústrias, incluindo Samsung Ads, TV Globo e Dentsu, entre outras, para lançar o "The Split Screen", um guia que fala sobre o mundo da publicidade de vídeo digital e TV conectada (CTV) em 2022. Esse guia explora como internautas na América Latina, assim como em todo o mundo, estão se engajando com vídeo e streaming de conteúdo digital e mostra ainda uma análise de como anunciantes da região podem adaptar seus investimentos para atrair a audiência desejada.
O meio de publicidade digital está constantemente em evolução, graças à preferência dos consumidores e aos avanços na tecnologia. Com internautas consumindo cada vez mais vídeos digitais, sejam eles de formato curto no celular ou conteúdo longo em TV conectada, é fundamental que os anunciantes compreendam as dificuldades e oportunidades do atual mercado. Na América Latina, o mercado viu um grande crescimento do fluxo de conteúdo digital, dando ao usuário a escolha de onde e quando usufruir do mesmo. Ainda este ano, veremos o grande impacto que eventos como a Copa do Mundo terão sobre o mercado. A perspectiva é de que um salto na venda de TVs inteligentes irá acelerar ainda mais a demanda entre os anunciantes para terem acesso a inventário de CTV premium.
Streaming na América Latina
De acordo com o material da Xandr, no Brasil, no primeiro semestre de 2021, 97.6% dos entrevistados assistiram a conteúdo de vídeo em demanda (VOD) no mês anterior. Espera-se que com as eleições no final deste ano a flexibilidade e rapidez de resposta oferecidas pela CTV comecem a conquistar uma maior fatia dos orçamentos de anúncios de campanhas publicitárias.
O México continua sendo um dos poucos países onde a assinatura de vídeo em demanda (SVOD) alcançou mais telespectadores do que a TV ao vivo em 2021. Essa diferença continua crescendo em 2022. O último relatório da Global Media Intelligence de marketer mostra que 93% dos internautas assistiram a SVOD comparado a 88.3% que assistiram a TV ao vivo.
O relatório da Global Media Intelligence mostra que internautas na Colômbia, por sua vez, estão bem divididos entre a TV ao vivo e os serviços de Vídeo em demanda (SVOD): 86.9% contra 86.8%.
Por fim, internautas na Argentina são os que mais assistem vídeo em demanda (SVOD) comparado a TV ao vivo – 94.8% versus 85.3%.
Aquisição de Smart TVs cresce
No Brasil, pesquisas mostram que a compra da TV inteligente cresceu 66.6% no primeiro semestre de 2021, comparado a 60.8% no mesmo semestre em 2020. Espera-se que esse número cresça ainda mais no quarto trimestre com a Copa do mundo do Qatar em novembro. A Argentina fica em segunda posição (atrás somente do Brasil) em número de compra de TVs inteligentes, com 60.2% de crescimento.
"O anunciante experiente terá que se manter atualizado com esse panorama sempre em crescimento do universo de vídeo digital. O lançamento do nosso guia "The Split Screen" não poderia ter vindo em melhor momento. Nós somos o parceiro ideal na América Latina para aqueles que estão cientes do rápido crescimento do mercado de publicidade digital mas não sabem como tomar o primeiro passo para alcançar sua audiência chave", afirma Patrick Casal, Diretor Sênior da Xandr América Latina.