Olimpíada impulsionou Globo em diversas plataformas

Rio de Janeiro - Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no Estádio do Maracanã. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Passadas as duas semanas olímpicas, a Globo fez um balanço do impacto dos jogos nas diferentes plataformas atingidas pela emissora. O impacto da Rio 2016 foi grande não apenas na audiência da TV, que teve um crescimento de mais de 40% de pessoas atingidas em relação a londres 2012, mas também nas redes sociais e nos serviços OTT do grupo.

A Globo foi a marca mais engajadora nas redes sociais durante os Jogos, segundo o Social Bakers. De acordo com o Twitter, a hashtag #somostodosolimpicos teve 234 mil menções entre os dias 3 e 21 de agosto. Como medida de comparação, no mesmo período, a hashtag #NBCOlympics, da rede norte-americana NBC, registrou 22 mil menções na rede social.

A cobertura da Globo chegou 509 vezes aos trending topics do Twitter, das quais 165 TTs mundiais. Durante as Olimpíadas, o perfil da Globo no Twitter fez 1,8 mil postagens, com cerca de 180 mil compartilhamentos.

Já no Facebook, foram mais de 830 postagens com a hashtag #SomosTodosOlímpicos, com cerca de 6 milhões de interações nas publicações. No Instagram, foram mais de 630 postagens com cerca de 5,8 milhões de likes. A emissora aproveitou os Jogos para fazer sua estreia no Snapchat, onde teve mais de 730 mil pessoas de audiência diária.

OTT

No GloboPlay e no Globoesporte.com os resultados também foram expressivos: 6,5 milhões de usuários assistiram aos Jogos ao vivo nas plataformas digitais da emissora. As plataformas digitais do grupo tiveram 9 milhões de usuários de VOD e os video views totalizaram 28,2 milhões. O pico de usuários por minuto no simulcasting disponibilizado pelo Globo Play aconteceu durante a final olímpica do futebol masculino entre Brasil e Alemanha.

O Globoesporte.com bateu sucessivos recordes de visitas. No período entre 3 e 21 de agosto alcançou média diária de 15 milhões de acessos. O recorde histórico do portal aconteceu no dia 16: foram 20,1 milhões de visitas, com destaque para o jogo da semifinal entre Brasil e Suécia no futebol feminino.

TV

Já pela TV convencional, nos 15 dias de Jogos (de 3 a 21 de agosto) a Globo atingiu 177 milhões de pessoas (que viram pelo menos um minuto de alguma exibição olímpica). Esse número representa 53,5 milhões de pessoas a mais do que as alcançadas pelos Jogos anteriores, os de Londres/2012 um crescimento de 43% no número de pessoas impactadas.

Mesmo sem exclusividade na transmissão das Olimpíadas esse ano, a Globo afirma que foi a única que viu sua audiência crescer entre as emissoras abertas, em todas as faixas horárias e em todos os targets.

No PNT, o crescimento foi de 19% na média diária (7h às 24h), fechando com 19 pontos e 41% de share. A Record teve 6 pontos (-14%); o SBT, com 7 pontos e a Band, com 2, mantiveram suas médias.

Nesta reta final olímpica, os destaques foram para a Cerimônia de Encerramento, que teve média de 27 pontos, a audiência mais alta desde Atlanta/96; o ouro no futebol masculino, que marcou 39 pontos, o recorde do futebol do ano (em Fortaleza, teve a média mais alta, com 49 pontos); e o ouro no vôlei masculino, com média de 28 pontos, um crescimento de 87% em relação à média da faixa horária nos meses de junho e julho.

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