Festival de Cinema de Vitória recebe mais de 1200 inscrições, com produções de todas as regiões do Brasil 

(Foto: Sérgio Cardoso)

O 31º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 20 e 25 de julho, recebeu mais de 1200 inscrições de filmes para a edição deste ano. Entre 29 de janeiro e 4 de março, foram 1.217 produções cadastradas de todas as regiões do País, sendo 193 longas e 939 curtas-metragens. O maior evento audiovisual do Espírito Santo recebeu 554 ficções, 363 documentários, 127 experimentais e 95 animações. Na categoria videoclipes, foram 85 inscrições – número que cresceu mais de 51% comparado a 2023. 

As inscrições da Região Sudeste correspondem a 58,5%, a maior parcela. Em seguida, 19,3% do Nordeste. A Região Sul teve 12,9%, enquanto o Centro-Oeste totalizou 6,8%. Por fim, a Região Norte teve 2,32% dos inscritos. A lista com os selecionados será divulgada na segunda quinzena de abril. Eles serão exibidos de forma gratuita na capital capixaba, em julho.

Olhando para o protagonismo feminino, as produções brasileiras inscritas na 31ª edição do Festival de Cinema de Vitória ocupam lugar de destaque: 359 filmes inscritos foram dirigidos por mulheres. E ainda na lista de inscritos, 249 filmes foram dirigidos por realizadores negros e negras. Já as produções ligadas à temáticas LGBTQIAPN+ totalizaram 246 inscrições. Entre as inscrições, o número de produtos audiovisuais dirigidos por Pessoas com Deficiência (PcD) foi 36.

Com as discussões sobre as alterações climáticas, o debate sobre a temática ambiental tem sido constante nos últimos anos, por conta dos impactos percebidos ao redor do planeta. Foram 245 produções com a temática inscritas. 

Além dos filmes, a programação do evento – que é totalmente gratuita – contempla debates, formações e homenagens. O 31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e o patrocínio da Petrobras através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio da Rede Gazeta. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui