Youtube abre estúdio gratuito em São Paulo

O Youtube anunciou nesta segunda, dia 27, a criação de um estúdio gratuito destinado a produção de vídeos para suaa plataforma online. O YouTube Space chega a São Paulo graças a uma parceria com o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias. O anúncio foi feito no blog oficial da Google, proprietária da plataforma de vídeos. 

A iniciativa segue os passos dos YouTube Spaces em Los Angeles, Londres, Tóquio e, mais recentemente, Nova Iorque. Segundo a Google, desde a inauguração do primeiro YouTube Space em 2012, mais de 30 mil pessoas em todo o mundo já participaram de mais de 450 workshops. Foram produzidos mais de 6 mil vídeos, acumulando mais de 750 milhões de visualizações.

Estrutura e funcionamento

O espaço oferecerá acesso gratuito a um estúdio e equipamento. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o aluguel dos equipamentos será feito via web. Inicialmente, o espaço estará disponível apenas para convidados, e deve ser aberto ao público no fim de novembro. 

Os criadores poderão participar de cursos, treinamentos e aulas com especialistas para obter experiência, além de aprender a usar modernos equipamentos e técnicas de produção. O espaço também promoverá eventos para que os criadores se conheçam, troquem idéias e compartilhem experiências.

Caravana educacional

Nesta semana, passa pelo Rio de Janeiro a Academia YouTube Edu. O projeto leva um estúdio móvel customizado por escolas e universidades para ensinar professores a operar, gravar, editar e produzir conteúdo educativo audiovisual para a internet. O YouTube Edu é uma parceria entre o YouTube Brasil e a Fundação Lemann , com o objetivo de capacitar educadores a produzirem conteúdos que podem ser acessados livremente na web. O Estúdio Móvel Academia YouTube Edu levará um time com professores, produtores e equipe técnica incumbidos de realizar uma oficina por dia para 20 professores em cada escola.

A caravana, que encerra suas atividades no Rio, começou na cidade de São Paulo, onde permaneceu por uma semana. Na segunda semana, a Academia YouTube Edu partiu para a região metropolitana. Mais tarde, passou no interior e litoral do estado. Nesta última semana, passará pela cidade do Rio de Janeiro. Ao final, serão 400 professores capacitados em 20 escolas.

Webserie

Aos professores de todo o Brasil que não tiverem a oportunidade de receber a caravana em suas escolas será disponibilizada gratuitamente na internet uma webserie. A cada episódio, além de conhecer um pouco melhor o projeto, eles poderão assistir vídeo-aulas tutoriais simples para aprenderem também como criar seus canais e produzir conteúdo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui