Festival de Cinema de Santos terá oficinas gratuitas

Como parte da programação de sua 13ª edição, o Curta Santos – Festival de Cinema de Santos promoverá três oficinas gratuitas voltadas a artistas, realizadores e estudantes de cinema entre os dias 16 e 18 de setembro. As ações serão coordenadas pelo membros do júri do festival – Cássio Starling Carlos, Eliana Fonseca e Daniel Chaia. Os profissionais também irão avaliar, selecionar e premiar os curtas-metragens das categorias Olhar Brasilis, que contempla curtas-metragens de todo o país, e Olhar Caiçara, voltada para a produção regional.

Interessados em participar podem enviar carta de intenção ou currículo para o e-mail oficinas@curtasantos.com.br ou comparecer pessoalmente ao Departamento de Cursos do Sesc Santos ou secretaria da Oficina Cultural Pagu, de acordo com a oficina de sua preferência. Com vagas limitadas, as oficinas recebem inscrições entre os dias 10 de agosto e 4 de setembro.

Oficinas

Crítico de cinema da Folha de S. Paulo, pesquisador de história do cinema e professor, Cássio coordenará a oficina O Que É Cinema Hoje?, voltada para realizadores, artistas, estudantes de audiovisual e demais interessados com conhecimento médio na área, a partir de 16 anos. O curso será ministrado no Sesc Santos e abordará as transformações mais evidentes do cinema neste século, incluindo alterações nas narrativas e no consumo.

Também no Sesc Santos, Eliana Fonseca, profissional com mais de 30 anos de experiência nas áreas de teatro, cinema e TV, ministra a oficina A Criação do Personagem e Seu Percurso: Da Cabeça Para o Papel, do Papel Para a Tela. A proposta da oficina é proporcionar aos participantes instrumentos para o desenvolvimento de personagens com credibilidade dramática.

Daniel Chaia, por sua vez, comandará a Oficina de Roteiro de Ficção e Documentário na Oficina Cultural Pagu. O curso apresentará conceitos, estratégias e métodos do roteiro de ficção e documentário, com exercícios práticos de escrita para audiovisual. Chaia dirigiu e roteirizou os curtas "De Resto" e "Borboletas Indômitas". Foi roteirista de filmes de ficção como "Bens Confiscados" (de Carlos Reichenbach) e "Garoto Cósmico" (de Alê Abreu), além de documentários como "Rita Cadillac, a Lady do Povo" (de Toni Venturi) e "Meu Amigo Cláudia" (de Dácio Pinheiro). Foi também assistente de direção em 14 longas-metragens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui