TV e cinema terão investimentos equiparados na RioFilme

O presidente da RioFilme, Sérgio Sá Leitão, contou que para 2013 o orçamento para projetos de cinema e conteúdo de televisão da distribuidora carioca devem ser equivalentes. Os valores para o próximo ano ainda não estão definidos, já que este é um ano eleitoral (a empresa é ligada à Prefeitura do Rio de Janeiro), mas a equiparação é uma das metas. “O nosso objetivo é ajudar a indústria do audiovisual do Rio a capitalizar ao máximo as possibilidades abertas pela Lei 12.485 e pelo crescimento da TV paga”, diz Sá Leitão. “Estamos preparando aumento substancial para a produção de televisão”.

Em 2012, a RioFilme investiu R$ 35 milhões em cerca de cem projetos de produtoras cariocas. Entre 2011/2012, a produção para TV recebeu investimentos de R$ 7,9 milhões. Segundo Sá Leitão, o aumento significativo dos investimentos em televisão é bastante factível já que, além dos investimentos provenientes da prefeitura do Rio de Janeiro, a RioFilme também gera receitas. Em 2012, foram gerados R$ 12 milhões em receitas que devem ser aplicados em projetos em 2013. Além disso, há a possibilidade de novas parcerias nos editais, seguindo os modelos praticados com MTV, Canal Brasil e Oi TV, o que garante também a exibição do conteúdo.

Sá Leitão ressalta que haverá um crescimento de dez vezes na demanda por conteúdo nacional independente na TV paga no período de implantação da cota. No cinema, a RioFilme fez um estudo que aponta que, tirando o Canal Brasil, os outros 14 canais focados em filmes fizeram 74 exibições de films nacionais em 2010. Para cumprir a cota plena, eles terão que fazer 1.456 exibições. “A demanda aumentará exponencialmente”, observa.

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