A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, apresenta sua primeira exposição de vídeos e filmes desenvolvida especialmente para os meios digitais, pensando no período de isolamento social.
Chamada de "Distância", a mostra é composta por cinco vídeos selecionados pela curadoria de Ana Maria Maia que poderão ser vistos exclusivamente pelo site da Pinacoteca até o dia 3 de agosto, como parte da campanha "#pinadecasa". Os títulos são: "Da janela do meu quarto" (2004), de Sao Guimarães; "O batedor de bolsa" (2011), de Dalton Paula; "Tarefa I" (1982), de Leticia Parente; "9493" (2011), de Marcellvs L.; e "A banda dos sete" (2010), de Sara Ramo. Em nota, Maia explica que, apesar de distintos em muitos aspectos, os filmes e vídeos têm em comum o ponto de vista de sujeitos por alguma razão apertados de uma sociabilidade imediata.
O projeto "Pina de Casa", lançado pelo museu no dia 18 de março, já apresenta resultados positivos: desde o início da campanha, a conta da Pinacoteca no Instagram (@pinacotecasp) ganhou mais de 12 mil seguidores. Nas redes sociais, diariamente uma obra da coleção do museu acompanhada de curiosidades, dados históricos e explicações dos nossos curadores é postada. Aos sábados, às 11h, são promovidas lives. Além disso, é possível fazer uma visita online pelo Tour Virtual 3D da Pinacoteca de São Paulo, criado pela Startup iTeleport Vivências Virtuais, que está disponível no site do museu.