Canais resistem aos modelos multiplataforma, diz executivo da PT Inovação

Em painel realizado no TV.Apps nesta quinta, 7, João Paulo Firmeza, diretor de soluções multimídia e TV interativa da Portugal Telecom Inovação, apresentou a plataforma Meo, desenvolvida pela empresa portuguesa. A solução oferece uma série de serviços interativos como jogos, música e criação de canais individuais, além de possibilitar a transmissão do conteúdo VOD e linear dos canais de televisão em diversas plataformas. “Isso resolve, por exemplo, o problema de pessoas quererem estar no mesmo ambiente assistindo conteúdos relevantes ao vivo diferentes. Se uma pessoa da família quer acompanhar um jogo enquanto outra assiste um evento ou show, uma delas pode acompanhar pelo tablet por exemplo”, disse João.

Contudo, a PT inovação tem enfrentado dificuldades ao negociar os direitos para transmissão do conteúdo linear dos canais em smartphones e tablets com broadcasters brasileiros. A Oi, que recentemente anunciou fusão com a PT, já usa a plataforma no Oi Go, que permite assistir o conteúdo broadcast em diversos dispositivos e em qualquer lugar. Contudo, o serviço até hoje oferece apenas cinco canais: Bandeirantes, Play TV, Woohoo, Band Sports e Band News. “Existe uma ideia de que isso possa desviar audiência do produto principal. Existe uma visão muito dogmática disso no Brasil, e a internet está tomando o controle”, avaliou o executivo.

Segundo ele, esse problema é específico do Brasil, uma vez que a plataforma conseguiu direitos de transmissão de grande parte dos broadcasters em outros países. “O negócio de broadcast é muito regionalizado, cada lugar tem suas peculiaridades. Aqui no Brasil inclusive alguns broadcasters internacionais que fecharam acordos conosco em outros países se mostram inseguros sobre se podem ou não fazer isso”, disse.

De acordo com Firmeza, a empresa já tentou negociar o serviço com os principais broadcasters brasileiros, sem sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui