Huawei anuncia videogame com sistema Android

Sem muito alarde, a Huawei apresentou durante a CES 2014 em Las Vegas nesta semana um videogame com o sistema móvel Android. Batizado de Tron, ele é um pequeno console em formato cilíndrico (não muito longe do novo design do Mac Pro, da Apple), equipado com processador Tegra 4 da Nvidia, memória de 2 GB, opções de 16 GB ou 32 GB de armazenamento, USB 3.0, conexão Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth. Capaz de rodar jogos do sistema do Google e até vídeos em 4K, a companhia chinesa tem planos para um preço agressivo, abaixo de US$ 120.

O videogame tem um controle que parece um híbrido do joystick do PlayStation 4 com o do Xbox One. Ele possui, além dos direcionais analógicos opostos e gatilhos iguais ao da Microsoft, um trackpad sensível ao toque no centro, como o controle da Sony. Um vídeo de demonstração foi divulgado pela Huawei, em chinês, e pode ser visto aqui.

Pelo menos no momento, segundo a companhia afirmou ao site The Verge, os planos de lançamento são restritos à China e não há previsão de data para que isso aconteça. Pelo perfil do console e pela faixa de preço, os concorrentes imediatos seriam o Ouya (também equipado com o sistema do Google) e o PlayStation Vita TV, vendido exclusivamente no Japão pelo equivalente a US$ 100.

Entretanto, a diferença pode estar no conteúdo. Um problema do Ouya que pode afetar o Tron é a falta de jogos otimizados para o joystick físico – a maioria absoluta dos games para Android utiliza apenas botões virtuais na tela, para alcançar a base muito maior de usuários de smartphones e tablets. Esse não é um problema para PS Vita TV da Sony, já que ele conta com a biblioteca extensa de jogos do próprio portátil Vita, do PSP e do PlayStation 1. A diferença, provavelmente, será no preço desses títulos.

Há ainda oportunidades ao usar o Android, um sistema de código aberto. O Ouya tem sido uma alternativa para usuários que instalam emuladores de videogames antigos, embora nem sempre façam isso legalmente. Outro fator positivo para o Tron é a provável compatibilidade com aplicativos de streaming de vídeos do Android, como Netflix e, claro YouTube.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui