Restrições de orçamento forçaram soluções criativas, dizem israelenses

O que está por trás do sucesso dos formatos israelenses? Foi o que tentou descobrir um painel nesta terça, 8, no MipTV em Cannes.

Uma das razões apontadas é a própria restrição que os produtores locais têm dentro do país. Por ser um mercado pequeno, Israel não comporta produções muito caras, e o mercado local não é suficiente para remunerar as produções. Isso forçou a busca de soluções mais criativas e econômicas. Um bom exemplo é “Sessão de Terapia”, série sem cenas externas, baseada fortemente em roteiro e atuação, e que pode ser reproduzida em diversos territórios, embora com adaptações. “No Japão teve que virar uma série adolescente, pois é incomum adultos irem ao psicólogo. E na Rússia a terapeuta tinha que ser uma mulher, pois não é uma profissão normalmente exercida por homens naquele país”, conta Revital Barel, da Dori Media.

“Por alguma razão, nossos vizinhos não compram nosso conteúdo”, brincou Yoram Mokadi, da Hot. “Então temos que buscar outros mercados”, completou. Ele também diz que como os orçamentos são pequenos, quase toda a verba vai para o texto.

Ehud Miron, da Avianey, também aponta razões culturais. “Somos um país de imigrantes, que enfrentou várias guerras, então não temos tanto medo do risco”, diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui