A Panasonic lançou a VariCam 35, primeira filmadora profissional para broadcasting com resolução 4K. O equipamento, mostrado na National Association of Broadcasters (NAB 2014) deve chegar ao Brasil até o final de 2014 com preço sugerido de US$ 60 mil, com base no valor no mercado americano. Não há previsão para valores no Brasil.
A câmera filma com resolução de 4096x2160p (com tela 17:9) para captura de imagem em 4K, aproveitando cada pixel do sensor MOS Super 35mm e capturando imagens de alto contraste com High Dynamic Range (HDR), que não distorce a luz. Além do 4K, a câmera é capaz de filmar também em vários formatos, incluindo Ultra HD, Full HD e High Definition.
A câmera oferece gravação em RAW descompactado e pode capturar em 4K com até 120 frames por segundo (fps). A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Codex Digital.
A câmera também oferece um recurso para gerenciamento de cores e um visor eletrônico OLED recém-desenvolvido (EVF) com funcionalidade de zoom óptico. O áudio LPCM de 24 bits está incluído para gravação em áudio embutido na câmera. Quatro slots para cartões de memória estarão disponíveis. Dois para cartões Express P2 que permitem gravação de até 130 minutos de conteúdo 4K/24p e dois para cartões micro P2 para HD ou 2K com taxas de produção de quadros mais típicas.
A filmadora oferece ainda o suporte Apple ProRes 4444 e ProRes HQ que oferece a possibilidade de editar gravações em alta resolução em computadores da Apple.