Está aberta a votação das melhores produções do 3º LAB de Campanhas da Primeira Infância

Está aberta a votação para escolher as melhores produções do 3º LAB de Campanhas da Primeira Infância – Pirilampo Criativo Lab, edital promovido pela Usina da Imaginação cujo objetivo é incentivar o olhar sobre essa fase da infância em diversos contextos sociais do Brasil e salientar o cuidado e acolhimento das crianças para o pleno desenvolvimento. Filmes curtas-metragens foram produzidos entre março e início abril deste ano pelos 30 contemplados na seleção, de 12 diferentes estados do país, dentro do protocolo da pandemia e com tecnologia acessível. Eles podem ser vistos na página da Usina da Imaginação. A votação vai até 21 de abril, um dia antes de serem anunciados os vencedores. 

As produções, todas de baixo orçamento, giram em torno das temáticas "Pai presente", ressaltando a importância da participação dos homens na vida e no cuidar de seus filhos nos primeiros anos de vida; e "Natureza de brincar", com foco na importância do convívio e livre brincar de crianças de zero a três anos na natureza. Os vídeos foram realizados em diferentes contextos sócio-culturais, como em grandes cidades, na periferia, no interior de diferentes Estados e em agrupamentos indígenas, trazendo uma diversidade de abordagens da primeira infância. 

Segundo a cineasta e antropóloga Rita de Cácia O. da Silva, diretora da ONG Usina da Imaginação, que deu oficina e mentoria para o grupo, o processo como um todo foi desafiador, por ser tudo à distância, mas na mesma proporção rico, porque conectou muitas pessoas de diferentes realidades do Brasil. 

"Como resultado, temos filmes com diferentes abordagens, que colocam na pauta do país a primeira infância. No tema paternidade, foi incrível conhecer diferentes realidades de ser pai, mas também de ser filho. A ideia de presença e ausência dos homens na vida das crianças foi emotiva e catártica. Ser pai implica em entender e superar o desafio de ser filho. Assim, esse grupo aponta a importância para homens se fazerem ativos e responsivos na relação com seus filhos e como isso faz bem também ao homem e a mãe, especialmente se o pai realmente se envolve em todas as etapas, incluindo a divisão do cuidado da casa", relata a diretora. 

No outro grupo, o debate se expandiu para pensar a cidade e os meios de acesso à natureza. "Está presente nessas produções também temas como excesso de tela e a importância de aproximar as crianças do mundo natural, tocando a terra, correndo na grama, subindo árvores, plantando e vendo crescer plantas", conclui a antropóloga e cineasta. 

Júri de profissionais e voto popular elegem os vencedores 

Os curtas de até 15 minutos serão escolhidos por um júri de profissionais ligados ao Pirilampo Criativo Lab, por crianças convidadas e por votação popular. 

O júri especializado é formado por Maria Thereza Marcílio, coordenadora regional para as Américas do projeto Líderes Globais da Educação Infantil do Fórum Mundial de Educação e Cuidados da Primeira Infância; pela escritora, documentarista e pesquisadoras das infâncias Gabriela Romeu; pela doutora em comunicação e coordenadora do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (UFSC/CNPq) Gilka Girardello; pelo diretor de cinema, escritor e especialista no tema infância excluída Kurt Shaw; pelo historiador especialista em políticas públicas para a infância Luciano Ramos; pela estudante e atriz mirim Helena da Silva Shaw; pela estudante e aprendiz do audiovisual do Recife Isabelle Barreto; e por Rita de Cácia O da Silva. 

O primeiro lugar será premiado com uma câmera profissional de entrada com lente e microfone shotgun; o segundo colocado ganhará um smartphone com sistema multicâmera, tripé e microfone lapela; e o terceiro lugar levará um smartphone com sistema multicâmera. 

Oficinas e mentorias de audiovisual 

Com experientes e premiados profissionais do audiovisual, cinco oficinas fizeram parte do trabalho no mês de março: "Primeira infância e produção audiovisual", com a cineasta e antropóloga Rita de Cácia O da Silva; "Roteiro", com a roteirista de cinema e TV Gabriella Mancini; "Como contar história com imagens: fotografia e direção", com a diretora de cinema, fotógrafa e documentarista Sandra Alves; "O som do audiovisual", com a videoativista e técnica de som direto Lara Bione; e "Montar um filme", com a diretora, produtora e montadora Cintia Domit Bittar.

Além das oficinas, os participantes tiveram apoio de mentores desde a concepção do projeto até finalização do vídeo. Os profissionais envolvidos nesta etapa foram Gabriella Mancini, Rita da Silva, o diretor de cinema Marcelo Pedroso e o diretor de cinema, escritor e especialista no tema infância excluída Kurt Shaw. 

O 3º LAB de Campanhas da Primeira Infância – Pirilampo Criativo Lab tem financiamento da Bernard van Leer Foundation. 

A Usina da Imaginação 

A ONG Usina da Imaginação funciona há vinte anos pelo trabalho da antropóloga Rita da Silva e do filósofo Kurt Shaw e foi oficializada em 2016, em Florianópolis/SC. A ONG realiza pesquisa, formação, produção de iniciativas culturais, desenvolvimento de produtos audiovisuais e mobilização comunitária para processos de valorização e transformação cultural em diferentes meios, envolvendo especialmente crianças e jovens. 

A Usina da Imaginação está à frente do Pirilampo Criativo Lab, um laboratório de campanha para a primeira infância que tem como meta criar material para motivar mudanças de comportamento na área da primeira infância, fortalecer a sociedade civil e dialogar com gestores motivando políticas para esse setor. A principal ferramenta do Lab é o audiovisual. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui