Prefeitura de Salvador lança Film Commission para fomentar o audiovisual e dar suporte à produção feita na cidade 

(Foto: Divulgação)

Como parte dos investimentos para fomentar e internacionalizar o setor audiovisual da cidade, a Prefeitura de Salvador lança a Salvador Film Commission, escritório de atendimento a produtoras audiovisuais e internacionalização de Salvador como destino para gravações e filmagens. A Salvador Film Commission integra as políticas públicas do SalCine, programa lançado pela Secult em maio do ano passado, como uma ação para padronizar os procedimentos de filmagens e gravações a fim de agilizar e facilitar esses processos, tornando a cidade um polo cinematográfico atrativo.

O lançamento aconteceu durante a abertura da 19ª edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema, na última quinta-feira, dia 14 de março, no Cine Glauber Rocha, com a presença do secretário Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, e do gestor de audiovisual da pasta, Felipe Rego. O escritório da Salvador Film Commission é formado por diversos órgãos da Prefeitura que têm implicações em possíveis filmagens, como a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), e a Secretaria de Ordem Pública (Semop).   

Salvador entra para o grupo de cidades internacionais como Nova York, Madrid, Buenos Aires, Barcelona e Tóquio, e, no Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte, que já implementaram suas Film Commissions e estão vendo os resultados da atração de investimentos do setor para as cidades.  

Com a Salvador Film Commission, todos as solicitações serão centradas no site, o que facilitará todo o processo de produção na cidade. "O site é super intuitivo, nós temos um catálogo de locações em Salvador disponíveis para gravações, com descrições técnicas, históricas e culturais, além de um banco de dados no qual os profissionais do audiovisual, fornecedores e produtoras locais poderão se cadastrar, para facilitar o diálogo entre o mercado local e o externo", explica Felipe Dias, gestor do audiovisual da Secult.

Para o funcionamento da Salvador Film Commission, foi instaurado o Comitê Gestor da Política de Filmagens e Gravações do Município, composto por oito órgãos do poder público municipal para dar suporte, avaliar e qualificar os procedimentos relativos às filmagens e gravações. As informações completas sobre procedimentos, cenários de Salvador disponíveis para gravação, formulários para filmagens, cadastro de profissionais, fornecedores e produtoras audiovisuais, além de espaço para busca de serviços do setor, estão no site oficial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui