Sociedade Amigos da Cinemateca foi escolhida para gerir a Cinemateca Brasileira

A Sociedade Amigos da Cinemateca – SAC foi a organização social escolhida para gerir a Cinemateca Brasileira. A Secretaria Nacional do Audiovisual apontou, em portaria publicada pela nesta segunda, 18, no Diário Oficial da União, que a OS foi considerada classificada, obtendo pontuação máxima prevista no edital.

Com a publicação, está aberto o prazo de recurso de 15 dias. Além da SAC, enviou proposta ao edital o Centro de Gestão e Controle – CEGECON.

O chamamento público para a contratação de uma entidade privada sem fins lucrativos para assumir a Cinemateca Brasileira foi anunciado em junho, mas com prazo de seis meses para sua realização. No mês seguinte, um incêndio atingiu um depósito da Cinemateca Brasileira, forçando o Governo Federal a dar celeridade ao processo.

A Cinemateca Brasileira passou por um agonizante processo de sucateamento, que levou ao fechamento da instituição em agosto do ano passado. O último contrato de gestão, com a Acerp – Roquette Pinto Comunicação Educativa foi finalizado de forma hostil em dezembro de 2019. A OS seguiu gerindo a Cinemateca até agosto de 2020, mas, sem o repasse de recursos do Governo Federal, não conseguiu honrar os salários dos colaboradores, bem como os contratos com segurança, energia elétrica, equipe de bombeiros civis, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui