As smart TVs estão deixando de ser apenas uma novidade tecnológica para se tornar uma plataforma difundida de conteúdo. Segundo dados da pesquisa Smart TV Shipment and Forecast, da NPD DisplaySearch, a distribuição de equipamentos deve crescer 15% no mundo em 2012. Segundo a pesquisa, a difusão da nova plataforma deve promover mudanças nas preferências regionais e nos hábitos de consumo de TV.
A disponibilidade de conteúdos da TV aberta vem ajudando a difundir a plataforma na Europa e no Japão. Na China, a disponibilidade de conteúdo gratuito atraente na Internet teve um efeito similar. As TVs conectadas representaram 26% dos equipamentos distribuídos na China e 34% na Europa Ocidental em 2011. Em 2012, a tecnologia estava em 40% dos equipamentos vendidos em ambas as regiões. O Japão é o país com a maior penetração, com mais de 55%.
A América do Norte, aponta o estudo, parece estar seguindo uma direção diferente. A penetração está em torno de 20% do total de televisores vendidos, que é o nível mais baixo de toda a região.
Evento
No dia 8 de novembro, a Converge Comunicações, que edita este noticiário, realiza a segunda edição do TV.Apps, evento que reúne os principais executivos das empresas fabricantes de TVs conectadas, desenvolvedoras de aplicativos e provedoras de conteúdos em um debate sobre o futuro da nova plataforma de distribuição de vídeo e de aplicativos.
As inscrições para o evento estão com preço promocional, com 15% de desconto, até o dia 26 de outubro. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site do TV.Apps.