O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações, deflagrou nesta terça-feira, 21, a quarta edição da Operação 404, com foco na repressão de crimes praticados contra a propriedade intelectual na internet.
Segundo o ministério, esta foi a primeira ação da América Latina que teve busca e apreensão no Metaverso. Segundo informações da pasta em coletiva, os criminosos realizavam eventos nesse ambiente virtual, exibindo e vendendo conteúdos a interessados cooptados em redes sociais para uma espécie de festa, praticando crimes contra a propriedade intelectual. No Metaverso, foram 89 vídeos e quatro canais que foram verificados ilegais.
Dos 461 aplicativos removidos, 75% deles obtinham dados pessoais dos usuários. Dessa forma, outra violação também foi detectada: à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Também foram removidos perfis em redes sociais, que tinham como objetivo atrair consumidores para os conteúdos ilegais. Outra forma observada pelos criminosos presos na operação era a veiculação de publicidade em diversos vídeos durante a exibição do streaming, especialmente em partidas de futebol.
[…] inovando, o Brasil inaugura assim a era dos "avatares piratas". Este link dá mais […]