"Mussum, O Filmis" é o grande vencedor do 51º Festival de Cinema de Gramado

Premiados 51º Festival de Cinema de Gramado (Foto: Cleiton Thiele/ Agência Pressphoto)

Narrando a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, o grande vencedor do 51º Festival de Cinema de Gramado, com seis Kikitos, foi "Mussum, O Filmis", do diretor estreante em longa-metragem Silvio Guindane. O filme entra em cartaz em circuito nacional no dia 2 de novembro. 

A noite de premiação, no Palácio dos Festivais, ainda consagrou outros dois longas: "Tia Virgínia", com cinco prêmios, e "Mais Pesado é o Céu", que levou quatro troféus. O documentário "Anhangabaú", de Lufe Bollini, e o longa-metragem gaúcho "Hamlet", de Zeca Brito, foram os melhores filmes em suas mostras.

Apresentado a história para além do que o público já conhece, "Mussum, O Filmis" levou as estatuetas de melhor filme, melhor ator para Ailton Graça, melhor atriz coadjuvante para Neusa Borges, melhor ator coadjuvante para Yuri Marçal, melhor trilha musical e melhor filme pelo júri popular, além de uma menção honrosa. Já "Tia Virgínia" levou os prêmios de melhor atriz para Vera Holtz, melhor roteiro para Fábio Meira, melhor direção de arte para Ana Mara Abreu, melhor desenho de som para Rubem Valdés e melhor filme pelo júri da crítica, além de uma menção honrosa para a atriz Vera Valdez. Por fim, "Mais Pesado é o Céu", de Petrus Cariry, levou os Kikitos de melhor fotografia para Petrus Cariry, melhor montagem para Firmino Holanda e Petrus Cariry, melhor direção para Petrus Cariry e prêmio especial do júri para a atriz Ana Luiza Rios. 

Entre os longas-metragens gaúchos, o destaque foi o filme "Hamlet", de Zeca Brito, que levou cinco Kikitos: melhor filme, melhor direção, melhor ator para Fredericco Restori, melhor fotografia e melhor montagem. 

A noite ainda prestou uma homenagem à Léa Garcia, com público novamente de pé aplaudindo a atriz, na lembrança do 'in memorian', ao lado de outros talentos do audiovisual que faleceram no último ano. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui