Lista de projetos de longa-metragem pré-selecionados causa queixas de realizadores da região Norte

Foto: Pixabay

Resultado de pré-seleção divulgado pela Ancine da primeira etapa de seleção de novos projetos de longa metragem, fruto de chamada pública da agência reguladora, tem deixado os realizadores de audiovisual do Norte decepcionados. Do total de 116 de projetos que seguem para avaliação, apenas quatro são do Norte, o que representa 3,44% do total.

Segundos alguns realizadores que procuraram este noticiário, o método de avaliação, que envolve um levantamento da experiencia prévia de diretor, produtora e distribuidora, faz com que a região mais fragilizada, que menos recebeu recurso e menos produziu, no caso a Norte, receba as notas mais baixas.

"Nessa etapa os projetos nem foram lidos ainda por avaliadores. Foi só um cálculo de experiência prévia de realizadores, produtoras e distribuidoras e uma nota gerada. Isso gerou a mesma distorção de sempre: na modalidade regional, foram 70 projetos que passaram na nota de corte das outras regiões e apenas quatro de toda a região Norte", disse uma das fontes a TELA VIVA.

Apesar de não ser um resultado final, nesta fase é feita uma nota de corte das propostas que serão avaliadas. Segundo os cineastas, o edital separa modalidade regional (norte, nordeste centro-oeste e sul) e modalidade nacional (sudeste).

Outro produtor lembrou que da ultima vez, o edital de cinema anterior não teve nenhum projeto do Norte no resultado final, o que gerou muito protesto. "A própria ministra Margareth Menezes foi publicamente reclamar. A Ancine se retratou e deu suplementação de recursos para projetos do Norte. Houve promessa que isso não iria se repetir em editais futuros, mas com o resultado prévio de hoje, já há a mesma tendência de sempre", disse ooutro realizador audiovisual, que preferiu não ser identificado.

Estudos realizados pela própria Ancine mostram que nas chamadas públicas de cinema a região Norte recebe de zero a 5 % de financiamento do órgão em comparação às demais regiões.

"Então, apesar das promessas de reparar essas distorções e fomentar mais a região Norte, o resultado de hoje mostra que ainda há os mesmos mecanismos impedindo a nossa região de receber recursos de forma mais equilibrada com as outras regiões do país, ou seja, um número significativo de projetos da região Norte nem serão lidos e avaliados", destaca um produtor da região.

"Com uma boa variedade de projetos das outras regiões se pode avaliar e conhecer melhor na hora de selecionar. Mas apenas quatro no Norte mostra uma falta de interesse em fomentar. Essa chamada pública deveria levar mais representação nortista para a etapa de seleção", desabafa outro produtor da região.

A chamada da Ancine

O resultado de hoje é fruto da chamada pública de produção cinema de 2023. Essa chamada pública divide as modalidades entre nacional e regional. Para se inscrever na modalidade regional é preciso ser uma produtora das regiões nordeste, centro-oeste, sul e norte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui