UIT elege Houlin Zhao como novo secretário-geral

A Conferência Plenipotenciária da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que está acontecendo nesta semana e vai até o dia 7 de novembro na cidade de Busan, na Coreia do Sul, elegeu nesta quinta, 23, o chinês Houlin Zhao como o próximo secretário-geral da entidade. Zhao assumirá o lugar de Hamadoun Touré a partir do dia 1º de janeiro para um mandato de quatro anos, podendo ser reeleito.

Em entrevista postada no site da UIT, Zhao afirma que o primeiro passo será criar um novo time de gerenciamento para a entidade. O chinês enfrenta o desafio de tornar a União mais relevante nas discussões internacionais, especialmente as que se referem a políticas de Internet. Segundo ele, a UIT deve se posicionar como "a agência técnica preeminente das Nações Unidas para cooperação mundial em termos de harmonização de espectro, padrões globais de TIC que beneficiem o setor inteiro e criação de capacidade e compartilhamento de conhecimento em todas as regiões".

Ele terá pela frente a necessidade de cortar custos "onde for possível" e procurar ideias da equipe para obter ganhos na produtividade. "Quando nosso orçamento é apertado, precisamos priorizar as bases de que nossos membros – governos, setor privado e meio acadêmico – mais precisam de nós".

Zhao tem experiência de 30 anos no mercado internacional de telecom. Atualmente, ele é delegado da secretaria geral da UIT, onde está desde 2007. Esse posto também terá eleições nesta quinta-feira, com candidatos do Canadá, Mauritânia, Nigéria, Polônia e Reino Unido concorrendo. A votação poderá se estender indefinidamente, mas a União espera que essa e as eleições restantes sejam concluídas em meados da semana que vem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui