A Prefeitura do Rio lançou nesta quarta-feira, dia 26 de julho, no Palácio da Cidade, o Pró-Carioca Audiovisual, programa de Fomento Carioca de 2023 que irá investir mais de R$ 64 milhões no setor por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. Os valores são provenientes de recursos municipais e da Lei Paulo Gustavo. Esse é o maior montante distribuído pela RioFilme por meio de editais desde a sua criação em 1992. A cerimônia de lançamento contou com as presenças do prefeito Eduardo Paes, do secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, e do diretor-presidente da RioFilme, Eduardo Figueira.
O Pró-Carioca Audiovisual contempla, ainda, investimentos nos cinemas de rua, na formação profissional e na promoção internacional do audiovisual carioca.
Desde 2021, a Riofilme tem construído uma política afirmativa para a democratização na distribuição dos recursos nas suas ações de fomento. Os editais têm regras de pontuação adicional priorizando grupos e territórios, com o objetivo de impulsionar mulheres, negros, pessoas LGBTI+, indígenas e pessoas com deficiências.
Os novos editais terão textos na íntegra e sistema de inscrição disponíveis no site da empresa. As inscrições abrem nesta quinta-feira, dia 27 de julho, e seguem até 25 de agosto.
Na modalidade Reembolsável (devolução de uma parte à RioFilme), estão abertas as inscrições para os editais de: Distribuição de Longa-Metragem: R$ 1 milhão; Produção de Longa-Metragem Ficção e Animação: R$ 22,5 milhões. Na modalidade Não Reembolsável, foram lançados os seguintes editais: Produção de Longa-Metragem ou Série Documental: R$ 5,6 milhões; Desenvolvimento de Projetos: R$ 4,5 milhões; Desenvolvimento e Produção de Jogos Eletrônicos: R$ 1,4 milhão; Produção de Curta-Metragem: R$ 1,9 milhão; Produção de Novas Temporadas de Webséries: R$ 600 mil; Apoio a participação em Mostras e Festivais: R$ 140 mil; Apoio a Ações Locais de Formação e Cineclubes: R$ 1,2 milhão. O apoio a Mostras e Festivais terá ações estratégicas de investimento direto e seleção via edital, somando o investimento de R$ 5,7 milhões.
Edital de Cash Rebate
O Edital de Cash Rebate (Edital de Incentivo à Atração de Produções Audiovisuais para o Rio de Janeiro) irá investir R$ 12 milhões em produções (nacionais ou internacionais) que escolherem o Rio de Janeiro como cenário. Esse valor será distribuído da seguinte forma: R$ 10 milhões para Produções Internacionais e R$ 2 milhões a Produções Brasileiras. Todos os recursos investidos por meio do Cash Rebate são geridos por produtoras cariocas, que operam como intervenientes nos contratos junto à RioFilme.
O valor investido por projeto é diverso, podendo representar de 30% a 35% do valor gasto pela produção nas filmagens no Rio. O percentual maior (35%) será oferecido a projetos que tiverem a cidade como cenário principal, contribuindo para a promoção da imagem da cidade do Rio de Janeiro tanto em âmbito nacional como internacional.
Para acessarem os recursos, além da parceria com produtoras cariocas, as produções devem cumprir uma série de requisitos contratuais que garantem a contratação de profissionais do audiovisual da cidade para as filmagens, como uma forma de gerar trabalho e renda para os trabalhadores da indústria no Rio de Janeiro.
Selo "Filmado no Rio"
Para dar visibilidade às locações cariocas no cenário audiovisual internacional, foi anunciada a criação do selo "Filmado no Rio" (Filmed in Rio) a ser aplicado nas obras que utilizarem o Rio de Janeiro como locação principal em suas histórias e também a produções que tiverem o apoio da Rio Film Commission durante as filmagens na cidade.
Reforma de cinemas de rua e ingressos reduzidos
A RioFilme anunciou ainda o programa Viva o Cinema de Rua, que irá destinar R$ 3,5 milhões a oito propostas de reforma, manutenção e funcionamento de salas de cinema de rua e na periferia do Rio de Janeiro, com contrapartida de redução do preço de ingressos para filmes brasileiros e de "arte" (pequena distribuição). O que garantirá a redução do preço do ingresso para R$ 5, por meio do subsídio da RioFilme. Além disso, o investimento tem como contrapartida a reserva de 10% dos ingressos para distribuição gratuita a alunos e professores das redes públicas municipais e estaduais com direito a um acompanhante e a obrigação de exibir filmes brasileiros em volume 10% superior que o estabelecido pela Cota de Tela.
A RioFilme criou um novo cinema de rua, o Cine Carioca José Wilker, em Laranjeiras. Por meio de uma licitação para a reestruturação e gestão, o projeto receberá mais de R$ 2,2 milhões e funcionará como centro de referência do cinema brasileiro e de artes.
Promoção internacional do audiovisual carioca
Na área de promoção internacional do audiovisual carioca, a prefeitura anunciou uma missão com produtores audiovisuais cariocas, liderada pela RioFilme, no Festival de Cannes em 2024, e também uma parceria que irá viabilizar um braço de mercado do festival francês Séries Mania Fórum na cidade durante o Rio Market (Festival do Rio). O objetivo é promover o encontro entre realizadores cariocas e representantes internacionais, para que se criem parcerias no campo da promoção internacional do conteúdo audiovisual carioca. O Séries Mania é um dos maiores festivais de séries realizados no mundo.