TV Cultura distribui sinal HD a partir de domingo

No próximo domingo, 30, a TV Cultura dá início à distribuição do sinal HD para todo o Brasil, alimentando suas retransmissoras localizadas no interior do estado de São Paulo, operadoras de TV por assinatura e pelas afiliadas em outros estados. Os canais Univesp TV e Multicultura e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM, operados e mantidos pela Fundação Padre Anchieta, também estarão disponíveis no satélite.

A TV Cultura tem 280 retransmissoras no estado de São Paulo, o que representa o alcance de 90% da população paulista. Até dezembro de 2012, cobrirá 60% da população de São Paulo com a nova tecnologia, quando estará em operação o sinal digital de cinco localidades: Grande São Paulo (capital e arredores), Campinas e Ribeirão Preto (a partir do dia 1º de outubro), Santos e São José dos Campos (até dezembro de 2012). O objetivo é chegar com essa qualidade para todo o Estado. A TV Cultura ainda disponibilizará o sinal digital em HD para todas operadoras de TV a cabo e satélite, além de atender à rede de 12 afiliadas e 95 retransmissoras pelo Brasil.

A transmissão digital em HD será possível sem o aumento da banda utilizada atualmente no satélite. Para isso, foi necessário investimento tanto na atualização de equipamentos na TV Cultura, como decoders de recepção nas retransmissoras e afiliadas. As emissoras regularmente afiliadas já receberam novos receptores. As emissoras que transmitem o sinal da Cultura com licenças antigas ou vencidas precisam regularizar seu status. O motivo para esse alerta é que esse novo sinal também passará a ser codificado, o que evita o uso inapropriado da programação da emissora. Apenas as retransmissoras certificadas terão o código individual necessário para a recepção e retransmissão.

A codificação de sinal será implantada 90 dias após a virada do satélite, em 30 de setembro. As retransmissoras que não adaptarem sua tecnologia até então poderão ficar sem o sinal da TV Cultura. A área de Rede da emissora, no entanto, colocou em andamento um processo de certificação que poderá atender a todas as retransmissoras informais que se cadastrarem até esse prazo.

O investimento de cerca de um milhão de reais na mudança de tecnologia de distribuição de sinal via satélite permite levar o sinal HD para todo o Brasil, sendo um marco relevante na história da TV Cultura e um fato fundamental para a modernização da TV pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui