TV Escola leva projeto de realidade virtual ao Rio2C

Em ano de reformulação de identidade visual e grade de programação, a TV Escola lança outra novidade: no Rio2C, a insituição apresenta seu primeiro projeto de realidade virtual. Desenvolvido pela Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), o projeto piloto é constituído por uma experiência virtual imersiva na cidade do Rio de Janeiro. O aplicativo funciona via celulares e óculos de realidade virtual e tem a navegação como ponto focal.

Essa primeira experiência leva os usuários a um passeio pela cidade por meio de cinco pontos turísticos: Cristo Redentor, Praça Mauá – incluindo uma visão completa do painel do artista Kobra e o Museu do Amanhã –, Lapa, Quinta da Boa Vista e Praça Quinze, até a Ilha Fiscal.

O objetivo agora é ampliar o projeto e fazer o mesmo com outras cidades brasileiras, usando imagens reais e áudios explicativos sobre os locais, incluindo suas histórias, importância geográfica, dados arquitetônicos e demais informações que tenham interação aos conteúdos do currículo escolar.

A ideia da instituição é que a partir deste piloto, secretarias de educação de prefeituras e estados comprem o projeto, busquem financiamento do Ministério da Educação para adquirir óculos e celulares adaptados e criem bibliotecas virtuais nas escolas pelo país.

O aplicativo foi construído levando em consideração a acessibilidade: há versão em libras e outra desenvolvida para os deficientes auditivos, fazendo com que todos tenham uma experiência virtual completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui