Vivo lança aplicativo móvel para TV everywhere

Nos planos da Vivo desde 2013 pelo menos, o serviço de TV everywhere com programação em tempo real foi lançado pela operadora nesta terça-feira, 5, durante a Feira e Congresso da ABTA 2014 em São Paulo. A solução, desenvolvida internamente em conjunto com parceiros, leva a assinantes do serviço Vivo TV Fibra os canais ao vivo Band, Band Sports, Band News, Woohoo, Eurochannel e Arte 1 para dispositivos móveis com o aplicativo Vivo Play, que continua também como plataforma de video on-demand (VOD).

Segundo o diretor executivo de negócios digitais da Telefônica Vivo, Roberto Piazza, a solução móvel ainda deverá crescer. "São seis canais, mas tem possibilidade de subir. São direitos, não fazemos isso sem negociar com o gerador", diz ele sem dar previsão de inclusão de mais canais. A novidade vem em uma atualização, que já está disponível na Google Play para dispositivos Android, e deverá chegar "em breve" à App Store, para aparelhos iOS.

O aplicativo terá também a função de controle remoto, desde que o smartphone ou tablet estejam na mesma rede Wi-Fi ligada à banda larga da operadora. Piazza explica que é preciso "parear" os set-top boxes (STB), para escolher qual será controlado no momento, por meio de um novo app (ainda não lançado) para o middleware MediaRoom (na época da Microsoft, depois adquirida pela Ericsson), que equipa as caixas de IPTV da empresa. "Através do guia, você muda de canal, começa a assistir e pode botar para gravar. E ele tem uma segunda tela onde você usa tudo que pode precisar da IPTV, com botões específicos de volume, canal, configuração de tela e navegação pelo menu." O recurso deverá chegar em duas semanas com a atualização over-the-air nos STBs e também no update do app nas respectivas lojas do Google e da Apple. 

Da mesma forma como pode comandar os receptores de TV, o Vivo Play ainda vai permitir gravação remota com o recurso de gravador Multiroom, que permite até três gravações simultâneas. Além disso, o cliente poderá assistir ao conteúdo gravado em qualquer set-top box da casa.

Sem fios

Outra novidade apresentada durante a ABTA foi o set-top box Wi-Fi. Fornecido pela Cisco, o equipamento utiliza a própria rede do usuário para transmitir o sinal de TV para diferentes pontos, que podem, assim, serem movidos dentro da residência de acordo com a conveniência do usuário. Roberto Piazza garante que essa transmissão não interfere na conexão de Internet na rede WLAN. "Como (os equipamentos têm) as próprias redes de 2,4 GHz e 5 GHz, com antena de alto desempenho, eles têm bastante alcance", explica.

Naturalmente, pode haver problemas de acordo com a topografia do imóvel. Para garantir a estabilidade, a orientação para os instaladores ainda é de privilegiar o serviço com cabo (para ligar STBs na residência, utiliza-se cabo coaxial a partir do roteador), mas ele diz que já há disponibilidade do novo equipamento para o assinante que desejar.

Evolução da plataforma

Piazza destacou o crescimento de 30,4% no segmento de TV por assinatura da empresa, que em junho contava com 688 mil clientes, incluindo assinantes de DTH, que ainda é a maioria. A Vivo não abre os números do IPTV, mas lembra que conta com 273 mil clientes com FTTH na região metropolitana de São Paulo. "O mix aos poucos foi melhorando", diz o executivo comparando com a fase pré-reestruturação, antes de a companhia adotar a plataforma Mediaroom. "No mercado de consumidor pessoa física, a maioria das instalações de hoje não vem com banda larga pura, vem com combo", diz.

Outro ponto destacado por Piazza foram os testes em 4k durante a Copa do Mundo, que foi transmitido em um streaming separado do sinal de banda larga e de IPTV, mas que chegou a toda a base de assinantes. "Quem tivesse uma TV com o decoder (da resolução) específico, acessava", comemora. Cada canal consumia cerca de 30 Mbps para a transmissão.

Consolidação

Até por ser uma movimentação ainda de oferta, a proposta de compra da GVT pela Telefônica não foi comentada por Piazza. Mas ele garantiu que os planos da operadora com TV se mantêm, ao menos por enquanto. "A TV é uma oferta bastante importante dentro do nosso portfólio, é fundamental. Há alguns anos que vínhamos tentando, a gente agora está no nosso planejamento".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui