Consórcio CI Plus apresenta tecnologia que permite acesso à TV paga sem set-top box

O consórcio CI Plus, composto pelas empresas Panasonic, Samsung, Sony, Neotion, TPVision (Philips), SmarDTV e SMIT aproveitou a Feira e Congresso ABTA 2013 para apresentar pela primeira vez no Brasil uma tecnologia que permite o acesso a serviços de TV paga sem necessidade de um set-top box externo.

A solução, também chamada CI Plus, leva o set-top box para dentro do televisor. Os aparelhos equipados com a tecnologia estão aptos a receber diretamente o sinal da operadora de TV paga por cabo ou DTH. O único componente do set-top box tradicional que não vem incluso nesses aparelhos é o smart card. Isso acontece porque o código que decodifica o sinal e está inserido no cartão difere de uma operadora para outra. O assinante que possui um televisor com o CI Plus pode optar por receber apenas o cartão, que vem acompanhado de um suporte para ser inserido no televisor. A tecnologia já é usada pela maioria das operadoras da Europa, com mais de 250 milhões de equipamentos instalados, segundo o consórcio.

De acordo com Hervé Botrel, vice-presidente de produtos da Neotion, o produto não se adaptou ao mercado norte-americano, que trabalha com especificações diferentes. No entanto, o consórcio CI Plus tem planos para levá-lo para a Ásia, África e América Latina. No Brasil, estão apresentando a solução para operadores e órgãos reguladores. “Queremos trazer a tecnologia para o Brasil o mais rápido possível. Porém, sendo realista, acho que levaremos meses, talvez um ano para levá-la ao mercado. Ela deve começar a ser utilizada no país em 2014”, diz Hérvé.

Além da vantagem estética, ao dispensar o set-top box o CI Plus permite que as operadoras acompanhem o avanço da tecnologia dos televisores sem trocar o dispositivo na casa do assinante. “A economia com dispositivos permite a oferta de pacotes mais baratos”, conclui Hervé.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui