Projeto Paradiso anuncia três novas bolsas internacionais

O Projeto Paradiso, iniciativa de apoio aos talentos do audiovisual brasileiro, anuncia três novas bolsas internacionais. As oportunidades são: uma vaga no Máster em Curadoria Cinematográfica do Centro Internacional de Estudos Elias Querejeta Zine Eskola (EQZE), em San Sebastián, na Espanha; um apoio para o Episodic Lab, iniciativa do Sundance Institute voltada aos roteiristas de série – caso um brasileiro for selecionado; e pelo segundo ano consecutivo, uma residência artística com mentoria na Europa em parceria com a Pop Up Residency.

O Máster em Curadoria Cinematográfica é idealizado em parceria com o Festival de San Sebastián, o Tabakalera Centro Internacional de Cultura Contemporânea e a Cinemateca Basca e está vinculado à Universidade do País Basco UPV/EHU. A formação é direcionada a profissionais que trabalham em festivais ou mostras de cinema, gestores culturais, curadores e programadores, ou ainda estudantes interessados no trabalho de produção, distribuição e pesquisa com experiência na área. A especialização, que conta com 15 vagas, tem início em 14 de setembro de 2020 e término previsto para 17 de dezembro de 2021, incluindo imersão em duas edições do Festival de San Sebastián – 2020 e 2021.

A Bolsa Paradiso contempla o valor integral do curso, deslocamento aéreo (de até US$1000) e apoio parcial para moradia. A seleção do bolsista brasileiro é de responsabilidade exclusiva da EQZE e todo o processo de inscrição é feito pelo site da escola. Já as informações e o regulamento estão disponíveis no site do Projeto Paradiso.

Já o Episodic Lab do Sundance Institute seleciona dez projetos de roteiros de série de todo o mundo para uma residência entre 8 e 13 de outubro de 2020 em Utah, no Sundance Mountain Resort. Durante o período, o roteirista trabalhará em um piloto de roteiro original e desenvolverá suas habilidades de escrita e pitching com apoio de convidados que incluem renomados produtores criativos e executivos. O Laboratório não tem taxa de participação e oferece hospedagem e alimentação. Se um brasileiro for selecionado, o Projeto Paradiso irá arcar com sua passagem aérea internacional. Mais informações e regulamento estão no site do Projeto.

Por fim, a Pop Up Film Residency, realizada na Europa, está com inscrições abertas até o dia 13 de março. Com duração de três semanas, a Residência é direcionada a roteiristas ou diretores-roteiristas com pelo menos foi longas dirigidos e lançados em salas ou festivais. Idealizada pelo francês Matthieu Darras, que foi diretor artístico do Torino Film Lab por dez anos e programador da Semana da Crítica do Festival de Cannes, a iniciativa tem como diferencial o acréscimo de mentoras customizadas, geralmente associadas a laboratórios, ao tradicional ambiente de imersão, que permite aos diretores e roteiristas dedicar um tempo qualitativo ao processo de criação as suas obras. O mentor é definido conforme o perfil do projeto/profissional selecionado. 

A Bolsa Paradiso cobre o valor integral da residência e oferece uma ajuda de custo no valor de R$5000 para gastos com deslocamento e outras despesas.  A Pop Up está prevista para o segundo semestre de 2020, entre os meses de junho a agosto – as datas serão definidas junto do selecionado. As inscrições devem ser feitas via e-mail (popup@ior.org.br) e o regulamento está disponível no site do Projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui