Mini documentário "Luiz Gama na Pequena África" será lançado em 28 de janeiro

O mini documentário "Luiz Gama na Pequena África" traz cenas dramatizadas da história do jornalista, poeta e advogado abolicionista que libertou mais 500 escravos do cativeiro ilegal, Luiz Gama, e de sua mãe, Luísa Mahin, mulher revolucionária que participou de diversas revoltas contra a escravidão no Brasil, interpretados por Deo Garcez e Soraia Arnoni, respectivamente. Ambos personagens convidam o público a caminhar pelo circuito cultural e turístico conhecido como Pequena África, refletindo sobre o processo histórico de escravidão no Rio de Janeiro. O mini documentário, produzido pela Nova Criativa Social, será lançado no dia 28 de janeiro de 2022 e ficará disponível no site do projeto

As gravações foram realizadas em cinco pontos do circuito: Largo de São Francisco da Prainha, Pedra do Sal, Cais do Valongo e da Imperatriz, Cemitério dos Pretos Novos e Morro da Conceição. Além de cenas do espetáculo "Luiz Gama: uma voz pela liberdade", o produto audiovisual traz entrevistas com o historiador e pesquisador Gabriel Siqueira, da atriz Soraia Arnoni, do ator Deo Garcez e do diretor Ricardo Torres.

O projeto tinha como proposta inicial a realização do espetáculo nos cinco pontos do circuito da Pequena África. Entretanto, em conformidade com os decretos municipais da cidade do Rio de Janeiro, que restringiram uma série de ações presenciais ou híbridas, em decorrência do aumento de casos de contágio do Covid-19, fez-se necessária a sua readequação para outro formato: um mini documentário, mantendo o objeto original, incluindo um historiador e algumas entrevistas. O espetáculo teatral, também protagonizado pelos atores, está há seis anos em cartaz e já foi assistido por mais de 20 mil pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui